O presidente dos EUA, Donald Trump, admite que os primeiros acordos comerciais fruto da imposição de tarifas alfandegárias poderão ser anunciados esta semana e que a finalização desses acordos depende sobretudo do lado norte-americano.
A bordo do Air Force One, e como é costume, Trump respondeu este domingo às perguntas dos jornalistas e sobre o anúncio de alguns acordos comerciais, o republicano admitiu que isso está perto de acontecer.
Donald Trump não especificou nenhum país mas garante que será Washington a definir o tempo e o conteúdo desses acordos: “Estamos a negociar com muitos países mas no final, estabelecerei os meus próprios acordos porque é a mim que cabe fazê-lo e não a eles”.
O líder norte-americano destacou que irá definir esses acordos nas próximas duas ou três semanas e deixou implícito que os países com um “tremendo” superávit comercial poderão ser especialmente penalizados pelas tarifas: “Aproveitaram-se de nós e sabemos exatamente o que estão a fazer”.
Trump anunciou tarifas de pelo menos 10% sobre quase todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos a 2 de abril. Alguns dias depois, após um colapso do mercado bolsista, voltou atrás e suspendeu as taxas durante 90 dias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com