Seja qual for o desfecho do dérbi de sábado, os “leões” vão acabar a temporada com o título do plantel que mais valorizou esta época, mais do triplo que o rival de Lisboa. Além disso, o Sporting CP tem também o grupo de jogadores mais valioso fora dos cinco principais campeonatos da Europa.
Sporting player Vyktor Gyokeres (R) in action against Santa Clara player Gui Ramos during the Portugal Soccer Cup round of 16 match held at Alvalade Stadium, in Lisbon, Portugal, 18 December 2024. JOSE SENA GOULAO/LUSA
Setenta e oito: o número de pontos de Sporting CP e SL Benfica na Liga portuguesa, a duas jornadas do fim do campeonato, é o único em que as duas equipas convergem. Os rivais de Lisboa defrontam-se este sábado às 18h00 para um dérbi que há muito não se via: a taça de campeão estará nos bastidores à espera da equipa que for mais competente no final dos noventa minutos.
Ao longo desta semana, vamos avaliar os indicadores económicos que separam os rivais de Lisboa: da avaliação de mercado aos mais valiosos, passando pelos ordenados e indicadores financeiros.
Independentemente dos títulos que o Sporting CP arrecade no final desta temporada (e ainda há dois para disputar), há um estatuto informal que os “leões” vão manter: serão sempre a equipa que conseguiu ter o plantel mais valioso do início ao fim do campeonato.
De acordo com o site “Transfermarkt”, o ainda campeão nacional inicia a temporada avaliado em 383,5 milhões de euros (que já em setembro do ano passado era a avaliação mais alta de todos os plantéis da Liga portuguesa) e deverá terminar a temporada com um valor de mercado de 487,5 milhões: mais 104 milhões de euros. Esse crescimento fez com que o plantel do campeão nacional chegasse a um patamar difícil de alcançar: passou a ser o plantel mais valioso fora das ‘Big5’ (cinco principais ligas europeias).
Do lado do clube da Luz, essa evolução foi bastante mais comedida: as “águias” iniciaram a temporada com uma avaliação de 329 milhões de euros (setembro de 2024) e apesar de terem sido a equipa portuguesa que chegou mais longe na Liga dos Campeões (um fator de valorização), o plantel comandado por Bruno Lage irá acabar a época com um valor de mercado apreciável (362,5 milhões): mais 33,5 milhões de euros.
A título de comparação, refira-se que se os dois plantéis estavam separados por 54,5 milhões de euros há oito meses (com vantagem para os verde e brancos), essa diferença acentuou-se fortemente em maio deste ano: atualmente, e no que diz respeito ao valor de mercado, os dois primeiros classificados da Liga estão separados por 125 milhões de euros no que toca à avaliação de mercado dos dois plantéis.