A Navigator reportou um resultado líquido de 48,3 milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 24,6% face a março de 2024, quando apresentou lucros de 64,1 milhões.
A The Navigator Company registou no mesmo período um volume de negócios de 529,3 milhões de euros, o que traduz um aumento de 1,8% face ao trimestre anterior, “que demonstra a resiliência do modelo de negócio seguido pela empresa num contexto geopolítico extraordinariamente desafiante e de significativo arrefecimento da atividade económica nos principais mercados da Navigator”, refere a empresa.
O EBITDA atingiu 115,6 milhões de euros, representando uma margem de cerca de 22%, “valor que evidencia a capacidade da empresa para manter níveis de rentabilidade robustos”.
O negócio tissue já representa 25% da faturação, com 81% das vendas nos mercados internacionais, adianta a empresa liderada por António Redondo.
Em comunicado a empresa de pasta e papel diz que “a ampliação do portfólio da Navigator continua a gerar resultados positivos com os segmentos de tissue e packaging a crescerem de forma consistente e a representarem já cerca de 30% da faturação total da empresa (face a cerca de 17% no mesmo período de 2024). Este desempenho destaca o acerto na expansão das linhas de negócio, que impulsiona receita e rentabilidade enquanto reduz a vulnerabilidade a oscilações assimétricas de mercado”.
O valor das vendas do negócio de tissue apresentou uma redução de 3% face ao último trimestre e um crescimento de 76% em comparação com o período homólogo.
“As vendas internacionais de tissue representaram 81% do volume total de vendas no primeiro trimestre de 2025, com uma diversificação geográfica mais equilibrada do que em anos anteriores, fruto das aquisições recentes em Espanha e no Reino Unido”, avança a empresa.
Segundo a Navigator os principais mercados foram o inglês (36% do total de vendas), o espanhol (28%) e o francês (15%), confirmando uma crescente diversificação do risco geográfico e uma maior resiliência comercial. “Por outro lado, o produto acabado representou 98% das vendas totais e as bobines 2%. No que diz respeito à estratificação por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 83% das vendas, enquanto Away-From-Home (grossistas – canal Horeca e escritórios) – representam os restantes 17%”, refere.
“Para este desempenho homólogo contribuiu de forma decisiva a entrada da capacidade da Navigator Tissue UK, a 1 de maio de 2024, que, para além de potenciar o crescimento de vendas, alargou a base de clientes e gerou ganhos relevantes em sinergias de integração”, refere a empresa.
A dívida líquida ascende a 660 milhões de euros, um aumento de 43 milhões de euros face a dezembro, “pese embora a distribuição antecipada de 100 milhões de dividendos no trimestre e o período de forte investimento em curso”. O rácio de dívida líquida/EBITDA era de 1,25 vezes no final do primeiro trimestre.
Já o volume de investimentos ascendeu a 36 milhões de euros.
A Navigator destaca que no 1º trimestre de 2025 arrancou a pré-engenharia para a reconversão da máquina de papel PM3, localizada na fábrica integrada de pasta e papel de Setúbal, com o objetivo de direcionar a produção para papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, tendo sido hoje tomada a decisão final de investimento da reconversão da máquina. Este projeto reforça a aposta estratégica da empresa em soluções de embalagem inovadoras, alinhadas com a crescente procura global por alternativas ao plástico e com a transição para materiais biodegradáveis e recicláveis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com