[weglot_switcher]

Papa: Marcelo vê em Leão XIV um continuador de Francisco com abertura às Américas

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost “foi uma surpresa, mas é uma surpresa que, à primeira vista, tem lógica”, afirmou o Presidente da República.
Paulo Novais/lusa
8 Maio 2025, 22h21

Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que o novo Papa, Leão XIV, é um continuador do Papa Francisco, de quem era “muito próximo”, e alguém com abertura ao mundo, em particular às Américas.

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita a uma feira de arte na Cordoaria Nacional, em Lisboa, o chefe de Estado referiu que já enviou em nome dos portugueses uma mensagem ao novo Papa “de felicitação e ao mesmo tempo sublinhando as relações antigas, históricas, fundamentais entre Santa Sé e Portugal e o papel da Igreja Católica ao longo da História dos humanos”.

Segundo o Presidente da República, a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que também tem nacionalidade peruana, “foi uma surpresa, mas é uma surpresa que, à primeira vista, tem lógica”,

O Presidente da República realçou a sua origem “norte-americana, com um toque latino-americano”, pelo período que passou no Peru, e considerou que tem “preocupação com a paz, muito grande, abertura ecuménica, abertura ao mundo”.

“Dá a sensação de um compromisso entre o ser um continuador de Papa Francisco, próximo dele nos últimos anos, não tão falado como outros nomes que eram muito falados, mas também abrindo a um novo mundo completamente diferente, as Américas”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.