José António dos Santos, mais conhecido por “Rei dos Frangos”, maior acionista individual da Benfica SAD, admitiu recentemente ao Jornal Económico a hipótese de vender a participação na empresa que gere o futebol do emblema encarnado. O empresário, que controla 16,38 por cento do capital da sociedade desportiva — somatório da participação individual e das ações pertencentes ao Grupo Valouro e Rações Valouro —está agora disponível para vender todas as ações a um preço mínimo de 12 euros. “Menos do que isso não”, admite o empresário ao Jornal Económico.
Sobre a posição de 3,28% que Luís Filipe Vieira detinha no Benfica e que foi vendida em leilão a 7,07 euros por ação considera que é um “valor muito baixo” porque o Benfica “é uma das maiores marcas europeias de futebol”. O empresário sublinha que tem sido contactado por alguns empresários norte-americanos mas o negócio nunca chegou a ser concretizado. “O ultimo que veio ter comigo apresentou-me uma ideia para desenvolver uma parceria entre o Benfica e um outro clube nos EUA. Só assim faz sentido. Não estou a ver ninguém gastar milhões de euros para comprar ações e depois vai fazer o quê”, questiona.
Outra mais valia que um investidor possa conferir à SAD das “águias”, e que convença José António dos Santos a negociar, este acionista dá como exemplo a “expansão” da televisão do clube e garante que o clube tem de ser o maior beneficiado. As ações da Benfica SAD estão neste momento a negociar a quatro euros.
José António dos Santos e o irmão, António José dos Santos, lideram o Grupo Valouro, o maior grupo português do sector avícola, com 35 empresas, quatro mil clientes e exportações para 45 países. Na edição impressa do Jornal Económico, na próxima sexta-feira, poderá ler a reportagem sobre como os irmãos gerem um império que passa também pelos setores da energia e turismo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com