[weglot_switcher]

eBUPi lança visualizador público gratuito com acesso à informação geográfica do território

A Coordenadora da eBUPi explica ainda que todos os que quiserem aceder ao Visualizador Público, quer para conhecerem melhor o território, quer para localizarem o seu prédio ainda antes de o identificar no BUPi, poderão utilizar esta ferramenta. O acesso ao Visualizador Público pode ser feito através do site oficial do BUPi, na secção “Sobre”, selecionando a opção “Visualizar Propriedades”.
14 Maio 2025, 23h33

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) passou a disponibilizar no site do Balcão Único do Prédio (BUPi) uma nova ferramenta digital – o Visualizador Público, que permite a todos os cidadãos consultar gratuitamente informação geográfica detalhada sobre o território nacional já identificado no âmbito do BUPi.

Esta nova funcionalidade permite a qualquer cidadão, empresa ou entidade pública consultar, de forma simples e intuitiva, os polígonos dos prédios, sejam Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) efetuadas no BUPi, ou configurações geométricas dos prédios inscritos na Carta Cadastral, da responsabilidade da Direção Geral do Território e da Direção Regional do Ordenamento do Território da Madeira, bem como os limites administrativos da Carta Administrativa Oficial de Portugal.

O acesso ao Visualizador Público pode ser feito através do site oficial do BUPi, na secção “Sobre”, selecionando a opção “Visualizar Propriedades”.

“A partir de agora, é possível visualizar com detalhe, os polígonos dos terrenos e o seu posicionamento no mapa. Para facilitar a localização prévia de propriedades, é disponibilizada uma função de pesquisa, onde basta introduzir o nome do lugar ou a morada que se pretende localizar”, refere a BUPi.

Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, explica que “a disponibilização do Visualizador Público é um ponto de viragem em matéria de transparência e acesso a informação geográfica, que resulta da colaboração de muitas entidades, ficando disponível para todos, os cidadãos, as empresas e as entidades da Administração Pública”.

A Coordenadora da eBUPi (Balcão Único do Prédio) explica ainda que todos os que quiserem aceder ao Visualizador Público, quer para conhecerem melhor o território, quer para localizarem o seu prédio ainda antes de o identificar no BUPi, poderão utilizar esta ferramenta.

Até agora, o acesso aos mapas era limitado através da plataforma BUPi, ou mais recentemente, por meio da App BUPi 2.0, apenas para efeitos de identificação de propriedades. Com o Visualizador Público, a localização dos prédios passa a estar acessível de forma aberta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.