[weglot_switcher]

Lisboa acolhe evento sobre inovação na economia circular

É já no próximo dia 21 de maio que se realiza o NextLap Summit l The Race to Circularity. Neste evento, as estrelas serão as apresentações de casos de sucesso, as soluções inovadoras criadas a partir do programa NextLap Tech Hub e os painéis de debate. É, também uma oportunidade de networking por isso, se o seu trabalho se relaciona com inovação e circularidade, a sua atenção tem de estar aqui.
16 Maio 2025, 07h55

A ter lugar no Jardim Botânico Vandelli, em Lisboa, entre as 14h00 e as 19h00 do dia 21 de maio, o NextLap Summit | The Race to Circularity é organizado pela consultora de inovação colaborativa portuguesa Beta-i, e a Valorpneu, entidade gestora de pneus em Portugal. O evento vai reunir startups, empresas e especialistas em inovação, sustentabilidade e circularidade, com especial foco na reciclagem de pneus. É, claramente, uma oportunidade única para networking e para ficar a conhecer em que ponto está a economia circular no nosso país.

Economia circular aplicada

Realizado no âmbito do NextLap Tech Hub, um programa de inovação promovido pela Valorpneu em colaboração com a Beta-i, que visa a reutilização de pneus em fim de vida – ou End-of-Life Tyres (ELT) – o evento vai demonstrar como os derivados de pneus usados podem vir a ser produtos sustentáveis e com aceitação pelo mercado. Um dos exemplos é a utilização de componentes de pneus velhos como matéria-prima para isolamentos de edifícios, solas de sapato, pisos e revestimentos para equipamentos desportivos, entre outros. Ou seja, o evento vai mostrar como pneus em fim de vida já estão a ser transformados em recursos valiosos.

Um programa muito cuidado

O evento terá como anfitriã Viviana Pinto e conta com Ana Almeida, da Circular Economy Portugal, e Ana Milhazes, da Zero Waste Portugal, como keynote speakers.

O evento NextLap Summit | The Race to Circularity (ver caixa) inclui demonstrações de soluções desenvolvidas no âmbito do programa NextLap Tech Hub, painéis de discussão sobre desafios, oportunidades e a apresentação de projetos que já são um sucesso. No evento também será explicado como os pneus em fim de vida estão a redesenhar a indústria e de que forma as empresas estão a aderir à economia circular, num movimento que representa ganhos para todos os intervenientes, incluindo o ambiente. Por enquanto, apenas cerca de 25% das quase 30 milhões de toneladas de pneus descartados em todo o mundo são reciclados — e a continuidade do NextLap Tech Hub pode inverter esta situação.

O NextLap Summit é um evento aberto a todos os que se interessam por economia circular e sustentabilidade – seja no contexto empresarial, académico ou pessoal. O evento é gratuito, mas requer inscrição.

14:30 – Abertura & Boas-vindas
Ana Filipa Costa (Beta-i) e Climénia Silva (Valorpneu)

14:40 – Keynote Speaker: O Horizonte da Circularidade
Ana Almeida (Circular Economy Portugal)

15:05 – Startups: Histórias por Trás das Colaborações

(UC – Ceres)  (Dreamplas)

15:25 – Coffee Break

15:50 – Parceiros | Perspetivas
Patrícia Rodrigues (Bondalti), Marisa Lamego e Patrícia Figueira (Infraestruturas de Portugal)

16:10 – Keynote: O Futuro da Circularidade
Ana Milhazes (Zero Waste Portuga)

16:35 – Innovators Fair & Cocktail

Sucesso mensurável

Para a Beta-i, a medida do sucesso do NextLap Tech Hub, enquanto programa, é a criação de produtos comercializáveis e soluções escaláveis. Para isso, a consultora procura reunir intervenientes cujas áreas-chave se complementam, acompanhando a criação de novos produtos até à sua aplicação prática. A criação do revestimento para fatos desportivos, por exemplo, juntou a Valorpneu (ELT), a Universidade de Coimbra (investigação e desenvolvimento do produto) e a Decathlon (aplicação do novo produto). Como este, vários casos serão apresentados no NextLap Summit.

Um retrato de inovação

O NextLap Summit l The Race to Circularity vai, na verdade, retratar o que tem vindo a ser desenvolvido desde que, em 2020, foi criado o NextLap Tech Hub. Para termos uma ideia, só nos últimos três anos a iniciativa já juntou mais de 30 startups e 5 parceiros corporativos para explorarem as sinergias entre os ELT, a inovação e as necessidades do mercado. Ao colocar a economia circular na ordem do dia, o evento não só destaca a sua importância como torna mais abrangentes os debates sobre a inovação, a circularidade e a própria sustentabilidade.

Um evento para todos

Sabendo que o ecossistema da economia circular tem todo o interesse em tornar mais conhecidas todas estas questões, a organização do evento optou por torná-lo gratuito, sendo que os lugares são limitados e, por isso, a inscrição é obrigatória. Se o seu trabalho se relaciona com pneus e inovação ou se simplesmente se compromete com a sustentabilidade, reserve já o seu lugar.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em parceria com a ValorPneu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.