O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que chegou a acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para prolongar o prazo de negociações, no que diz respeito às tarifas, de 1 de junho até 9 de julho.
Este prolongamento surge depois do governante norte-americano ter ameaçado impor uma tarifa de 50% à União Europeia, na sexta-feira, a partir de 1 de junho.
No domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen pediu mais tempo para negociar a questão das tarifas com os Estados Unidos, de modo a que os dois blocos conseguissem chegar a um bom acordo neste dossier.
Ursula von der Leyen referiu que o apelo foi feito por telefone a Donald Trump no domingo.
Na rede social X, Ursula von der Leyen disse ter tido uma “boa chamada” com Trump relativamente à questão das tarifas, e afirmou que a Europa estava “preparada” para avançar as negociações de forma “rápida e decisiva”, contudo reforçou que para se atingir um “bom acordo” a Comissão Europeia iria precisar de tempo, estabelecendo como data o dia 9 de julho.
Donald Trump confirmou também que teve “uma chamada simpática” com Ursula von der Leyen pelo que se chegou a um acordo para adiar o prazo das negociações, sobre as tarifas, de 1 de junho para 9 de julho.
As bolsas europeias acabaram por abrir a sessão desta segunda-feira em alta em reação ao prolongamento destas negociações entre Estados Unidos e União Europeia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com