[weglot_switcher]

EDP seleciona oito startups para o Programa Energy Starter em Lisboa

Evento agendado para 28 de maio, que será antecedido por um bootcamp que arranca hoje, proporcionará uma oportunidade para o ecossistema global de energia e inovação conhecer os resultados e o impacto das iniciativas da EDP.
26 Maio 2025, 15h19

O programa Energy Starter da EDP, dedicado à inovação aberta na transição energética, selecionou oito startups inovadoras que participarão no bootcamp nos dias 26 e 27 de maio, seguido de um Open Day a 28 de maio em Lisboa.

Este evento proporcionará uma oportunidade para o ecossistema global de energia e inovação conhecer os resultados e o impacto das iniciativas da EDP.

As startups escolhidas são Camlin (Reino Unido), Earthgrid (Estados Unidos), Fox IoT (Brasil), Phoenix Boring (Estados Unidos), Repath (Alemanha), Sensewaves (França), Toumetis (Estados Unidos) e Voltquant (Reino Unido).

Durante o bootcamp, estas empresas terão a oportunidade de trabalhar com gestores da EDP e representantes de várias áreas de negócio para acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto.

O programa visa unir decisores da EDP a startups e scaleups, criando uma plataforma para colaborações a longo prazo.

As soluções apresentadas pelas startups focam na modernização das redes elétricas, utilizando tecnologias inovadoras como monitorização online, IA para deteção de ligações elétricas ilegais e análises de risco climático.

Após o bootcamp, as startups selecionadas poderão iniciar uma jornada de colaboração com as equipas da EDP para validar e implementar os projetos-piloto, que serão totalmente financiados pela empresa, visando acelerar a viabilidade comercial das soluções e fomentar parcerias duradouras na transição energética.

Além do Energy Starter, a EDP tem demonstrado resultados significativos em projetos de inovação com startups, contabilizando mais de 150 projetos-piloto, 40 implementações comerciais e 30 investimentos de capital de risco, gerando cerca de 140 milhões de euros em negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.