O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a considerar retirar três mil milhões de dólares em subsídios anteriormente concedidos a Harvard (para pesquisas científicas e de engenharia) e redirecioná-los para escolas técnicas. Os comentários foram feitos na rede Truth Social, poucos dias depois da sua administração ter impedido as escolas da Ivy League de matricularem alunos estrangeiros.
“Estou a pensar tirar três mil milhões de dólares de verbas de subsídios a uma Harvard muito anti-semita e doá-los às escolas profissionais de todo o país. Que grande investimento seria para os EUA, e tão necessário!!!”, escreveu na sua rede social.
As sanções por parte da Casa Branca aumentaram após Harvard tornar-se a primeira universidade do país a desafiar abertamente as exigências do governo para limitar o ativismo pró-palestiniano e acabar com as práticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês).
Trump, um republicano, disse que quer que Harvard perca o seu estatuto de isenção fiscal, e o Departamento de Segurança Interna ameaçou revogar a elegibilidade da universidade para receber estudantes estrangeiros.
O Departamento de Educação disse que Harvard não receberá mais fundos federais até cumprir as exigências do governo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com