Os bancos emprestaram um total de 734 milhões de euros para a compra de casa em Portugal no passado mês de fevereiro, segundo revelam os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Ainda assim, este é um valor que fica abaixo dos 747 milhões disponibilizados em janeiro.
Os volumes das novas operações de consumo e outros fins registaram um total de 365 e 163 milhões de euros, respetivamente.
Por sua vez, a taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras foi de 2,42% (2,41% em janeiro), enquanto as taxas de juro das operações acima de um milhão de euros e das operações abaixo da mesma verba ficaram nos 1,92% e 2,71%, respetivamente, o que levou a uma queda no diferencial entre as mesmas face ao mês de janeiro.
Em relação às novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média diminuiu três pontos base (pb), para 1,37%, já no crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, de 7,23% e 4,06%, respetivamente.
No que toca à taxa de juro média dos novos depósitos até um ano de sociedades não financeiras foi de 0,11%, menos 1 pb do que no mês de janeiro. Já nos particulares, o valor médio da taxa de juro dos novos depósitos até um ano, reduziu um pb, para 0,13%, percentagem que representa um novo mínimo histórico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com