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Musk e Trump BFFs? Fortuna do empresário já afundou mais de 100 mil milhões

Como a Tesla e a SpaceX podem ser afetadas pelo fim da relação Trump-Musk? Entre contratos da SpaceX, e impactos negativos na Tesla dos cortes previstos pelo projeto-lei “grande e lindo” de Trump, estão 25 mil milhões de dólares em risco.
Elon Musk e Donald Trump
9 Junho 2025, 07h00

A fortuna de Elon Musk já afundou mais de 100 mil milhões de dólares desde o final de 2024. Muitos investidores esperavam que a proximidade de Musk ao presidente norte-americano traria boas venturas às empresas do empresário nascido na África do Sul. Não poderiam estar mais enganados.

Donald Trump disse este fim-de-semana que não tenciona voltar a falar com Elon Musk e que a sua relação estava terminada. O presidente acredita que o seu projeto-lei polémico, a razão pela qual Elon Musk o criticou, vai estar aprovado pelo Senado até ao dia 4 de Julho, o Dia da Independência dos EUA.

Elon Musk, entretanto, apagou várias das suas publicações a criticar Donald Trump, incluindo uma onde apoiou o impeachment, ou destituição do presidente pelo seu vice, JD Vance, que entretanto veio a público dizer que as críticas do empresário ao presidente são um “grande erro”.

A sua passagem pelo Doge também ficou manchada pelo falhanço nos objetivos: tendo cortado apenas metade de 1% dos gastos totais federais, muito longe dos dois biliões de dólares previstos, noticia a “Reuters”.

O republicano deixou uma ameaça em direto para Musk: o empresário enfrenta “consequências sérias” se Musk financiar democratas contra republicanos que vão aprovar o polémico projeto-lei. Afinal, os Best Friends Forever (BFF) – ou melhores amigos para sempre – não o foram. A sua amizade ficou enterrada para sempre na passada quinta-feira em quatrp horas através de 12 posts no fogo eterno das redes sociais.

Entre a Tesla e a SpaceX, com efeitos mais ou menos indiretos, o impacto negativo pode atingir os 25 mil milhões de dólares, para as duas empresas, mas é preciso ter várias coisas em conta, como o facto de a SpaceX não ter rivais à altura que a possam substituir nos contratos com a NASA, ou ver como reagem os consumidores norte-americanos ao fim do cheque para a compra de carros elétricos.

Fortuna afundou em meses

A 11 de dezembro, a sua fortuna atingiu 447 mil milhões e bateu dois recordes: um máximo pessoal e o valor mais elevado atingido por uma pessoa. O disparo diário na sua fortuna foi também o maior até à data: mais de 63 mil milhões em apenas um dia.

O máximo foi atingido à boleia do máximo das ações da Tesla, com os investidores a acreditarem em bons tempos para a empresa com Trump na Casa Branca, acreditando então que o veículo autónomo iria avançar e com o fim dos créditos fiscais para os carros elétricos, prejudicando os seus concorrentes.

Prestes então a ser nomeado para o Departamento de Eficiência Governamental, a “Bloomberg” escrevia em dezembro que a sua chegada ao Doge iria “dar-lhe um púlpito para fazer de bully em Washington e uma linha direta para a Sala Oval” na Casa Branca. Por agora, já todos sabemos como isto correu.

Os dados mais recentes colocam a fortuna de Musk em 342 mil milhões de dólares, tendo afundado mais de 90 mil milhões desde o início do ano. A cerimónia inaugural da presidência de Trump teve início a 20 de janeiro, data em que foram assinadas as primeiras ordens executivas.

Impacto na Tesla de três mil milhões

A Tesla afundou mais de 14% no dia do bate-boca público, na quinta-feira, mas no dia seguinte a cotada subiu quase 4%, perante rumores de que os dois iriam conversar, o que não veio a acontecer.

O projeto-lei de Trump vai eliminar um cheque de 7.500 dólares para quem compra carros elétricos até ao final do ano, sete anos antes do previsto. A medida pode vir a a reduzir os lucros da Tesla em 1,2 mil milhões de dólares, segundo o JP Morgan.

Outro projeto-lei visa atacar os benefícios dados pelo estado da Califórnia à compra de carros elétricos, que podem impactar a companhia em dois mil milhões de dólares.

Tudo junto, estas medidas podem vir a impactar o EBITDA de seis mil milhões de dólares da Tesla previsto para este ano.

As vendas de carros elétricos em 2024 dispararam mais de 7% para 1,3 milhões de veículos, um recorde, à boleia das medidas implementadas por Joe Biden.

O projeto-lei de Trump também atinge a divisão da Tesla focada em sistemas de energia solar e baterias, que já criticou as medidas previstas pelo Partido Republicano.

O Goldman Sachs cortou no preço-alvo da Tesla na sexta-feira dos 295 dólares para os 285 dólares, mantendo o rating de ‘neutral’.

Outro negócio importante da empresa é a venda de créditos de carbono a produtoras automóveis de carros térmicos que disparou um terço para 600 milhões de dólares no primeiro trimestre. O projeto-lei de Trump planeia eliminar as multas para marcas automóveis que não cumpram as metas de redução de consumo de combustível nos carros térmicos, como previsto, o que pode vir a diminuir o apetite pelos créditos de carbono.

SpaceX com 22 mil milhões de contratos em risco

Já a SpaceX tem 22 mil milhões de dólares de contratos com o Governo dos EUA em risco com a guerra Elon Musk-Donald Trump.

Perante as críticas de Elon Musk ao projeto-lei de Donald Trump, o presidente deixou também críticas ao empresário que começou por dizer que ia recuar com o programa da Dragon, a primeira nave espacial privada com capacidade para transportar sete pessoas, mas desistiu posteriormente.

A SpaceX, que não está cotada, vale 350 mil milhões de dólares, e providencia lançamentos de foguetões e satélites, envia astronautas da NASA para o espaço e planeia enviar uma equipa à lua em 2026.

A companhia é a única nos EUA capaz de transportar tripulações para estações espaciais usando as cápsulas Dragon, cuja rival é a Soyuz… da Rússia.

Desde a sua fundação em 2022 que a SpaceX já ganhou 15 mil milhões de dólares de contratos com o desenvolvimento dos rockets Falcon 9 e a Starship, um rocket cujo objetivo é levar astronautas da NASA novamente para a Lua até ao final da década.

O programa está a ser desenvolvido com a NASA e vale cinco mil milhões de dólares, estando a transportar pessoas para a Estação Espacial Internacional, fazendo da empresa de Musk um parceiro essencial do programa espacial dos EUA.

A companhia recebeu milhares de milhões de dólares para lançar satélites de segurança da NASA para o espaço, e está a construir um constelação de satélites espiões para a secreta americana National Reconnaissance Office (NRO).

Com Trump na Casa Branca, a SpaceX tem ganhado destaque, incluindo uma proposta para revolucionar o programa Lunar e o programa de Marte, outro projeto para construir um sistema de defesa de mísseis, e a nomeação de um líder para a Força Aérea que favoreceu a empresa.

Starlink e o Pentágono

No caso da Starlink, ainda não é claro qual o impacto que um cancelamento poderia ter nas contas de Musk. O serviço de internet por satélite é usado em bases militares dos EUA, assim como navios, aviões e veículos das forças armadas norte-americanas, com contratos assinados com o Pentágono.

A Índia autorizou na semana passada uma licença para a Starlink funcionar no país onde 40% da sua população de 1,4 mil milhões de pessoas não tem acesso à internet.

Também a Arábia Saudita aprovou recentemente o serviço durante uma visita de Donald Trump ao país, onde Elon Musk esteve presente. Outros países recentes incluem o Bangladesh e o Paquistão.

Projeto-lei “grande e lindo”

Na Casa dos Representantes, o projeto-lei foi aprovado, tendo subido agora ao Senado. O Congressional Budget Office (CBO) já estimou que a medida vai acrescentar 3,8 biliões de dólares para a dívida total de 36,2 biliões de dólares dos EUA.

O projeto prevê cortes nos impostos, aumento de despesas na defesa, combate à imigração, mas com a receita fiscal a descer. Pelo meio, 10,3 milhões de pessoas vão perder cobertura de saúde e 7,6 milhões vão ficar sem seguro de saúde, segundo uma estimativa do independente. O projeto-lei vai a votos no Senado em julho, sendo de esperar que o documento seja revisto até lá.

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