[weglot_switcher]

EuroPA e EPI juntam-se para acelerar a construção de um mercado de pagamentos pan-europeu

Madalena Cascais Tomé, CEO do grupo SIBS, sublinha que, “através do projeto EuroPA, da colaboração e da interoperabilidade, podemos avançar de forma decisiva rumo a um mercado de pagamentos verdadeiramente integrado – um mercado construído sobre a diversidade e a inovação, que promove a eficiência e a resiliência, assegura a soberania e, acima de tudo, coloca as necessidades dos consumidores e dos comerciantes no centro”.
MB Way SIBS Madalena Cascais Tomé
13 November 2024; Madalena Cascais Tomé, CEO, SIBS, on Fintech Summit stage during day two of Web Summit 2024 at the MEO Arena in Lisbon, Portugal. Photo by Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile
23 Junho 2025, 13h44

A EuroPA (European Payments Alliance) e a EPI (European Payments Initiative), anunciaram  uma colaboração que pretende acelerar a construção de um mercado europeu de pagamentos mais integrado, eficiente e soberano.

A aliança EuroPA (European Payments Alliance) – representada pelo MB WAY (SIBS), Bancomat, Bizum e Vipps MobilePay – e a EPI (European Payments Initiative) vão explorar agora “soluções para fazer rapidamente face ao desafio da soberania da Europa em matéria de pagamentos, especialmente no que diz respeito às transações transfronteiriças. Esta iniciativa tem como objetivo permitir que os cidadãos europeus enviem e recebam pagamentos facilmente em todo o continente, beneficiando consumidores e comerciantes”, lê-se no comunicado.

Segundo a empresa liderada por Madalena Cascais Tomé, a colaboração entre a EuroPA e a EPI é motivada pelo interesse comum em explorar uma solução conjunta que potencie a forte adoção e as capacidades existentes de cada participante através de uma maior interconectividade.

O objetivo é abranger todos os casos de uso (pagamentos pessoais e comerciais, tanto online como em loja) nos mercados das soluções participantes. “Prevê-se que o estudo em curso esteja concluído até ao final do Verão.”, revela a SIBS.

Inicialmente, este acordo abrangerá 15 países europeus, que representam globalmente mais de 382 milhões de habitantes (84% da população da União Europeia e a Noruega), permitindo-lhes continuar a utilizar as suas soluções de pagamento digital preferidas, tanto a nível local como em toda a Europa, e proporcionar uma abordagem para os mercados que ainda não dispõem de soluções.

“Esta abordagem, assente nas melhores soluções e na diversidade da Europa, continuará a impulsionar a inovação, a conveniência e a eficiência tanto para os consumidores como para os comerciantes”, refere a SIBS.

A SIBS, através do MB Way, é membro fundador do EuroPA – European Payments Alliance, ao lado do Bancomat e do Bizum, e vê reforçada uma vez mais o seu papel de liderança na inovação e no desenvolvimento de soluções de pagamento.

“O MB Way tem vindo a afirmar-se como uma referência europeia na adoção de pagamentos digitais, combinando inovação tecnológica, foco na experiência de utilização, e novas jornadas de pagamento”, destaca a SIBS.

“O envolvimento da SIBS neste projeto reflete não só a maturidade da solução, como também a sua relevância no ecossistema europeu de pagamentos, contribuindo ativamente para a construção de um modelo pan-europeu interoperável”, acrescenta.

Como sublinha Madalena Cascais Tomé, CEO do grupo SIBS, no comunicado, “através do projeto EuroPA, da colaboração e da interoperabilidade, podemos avançar de forma decisiva rumo a um mercado de pagamentos verdadeiramente integrado – um mercado construído sobre a diversidade e a inovação, que promove a eficiência e a resiliência, assegura a soberania e, acima de tudo, coloca as necessidades dos consumidores e dos comerciantes no centro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.