[weglot_switcher]

Mercado imobiliário de luxo em Portugal regista crescimento afirmativo em 2025

O facto é constatado num relatório da Portugal Sotheby’s que, entre janeiro e maio deste ano, obteve um aumento de 34% no número de transações, em relação ao mesmo período do ano anterior, e uma subida de 40% na faturação.
1 Julho 2025, 16h35

A Portugal Sotheby’s International Realty divulgou o seu relatório “2025 Mid-Year Luxury Outlook”, que destaca o imobiliário de luxo como um “porto seguro” em tempos de incerteza económica.

O relatório revela que, apesar da volatilidade dos mercados, os agregados familiares com elevado poder de compra, especialmente dos Estados Unidos, continuam a ser os principais beneficiários neste setor.

Entre janeiro e maio de 2025, a Portugal Sotheby’s registou um aumento de 34% no número de transações, em relação ao mesmo período do ano anterior, e uma subida de 40% na faturação. Os compradores portugueses representaram 50% das transações, seguidos por investidores do Reino Unido (11%), Estados Unidos (9%) e Brasil (6%).

As principais regiões que continuam a atrair compradores incluem Lisboa, Cascais, Estoril, Oeiras, Porto, Algarve e Madeira. O Porto, por exemplo, tem visto um aumento da procura por parte de franceses, norte-americanos e brasileiros, que começam com apartamentos menores e, posteriormente, investem em imóveis de maior valor. No Algarve, uma nova rota aérea direta com os Estados Unidos está a aumentar o interesse neste mercado.

A Madeira também está a ganhar destaque, especialmente entre famílias dos EUA e do norte da Europa, que buscam segurança e clima ameno. Em Lisboa, a procura por imóveis com espaços exteriores e localização central permanece elevada.

Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, destaca que a confiança dos investidores internacionais, juntamente com a procura consistente dos clientes nacionais, está a impulsionar o mercado, aumentando tanto o número de transações como o valor médio dos imóveis.

O relatório baseia-se em dados e insights de diversas delegações da Sotheby’s International Realty e de empresas líderes do setor, sublinhando a maturidade do mercado imobiliário de luxo em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.