[weglot_switcher]

Turismo sustentável quer trazer investimento para Coimbra

O cluster empresarial do Turismo é a grande novidade do Coimbra Invest Summit que arranca esta quarta-feira, 2 de julho, na cidade do Mondego. José Manuel Silva, presidente do município, aposta no cluster para potenciar a valorização do território e do património físico e natural, histórico, cultural e gastronómico, fundamentais para a competitividade e potencial económico da cidade e da região.
2 Julho 2025, 09h01

Está de regresso o Coimbra Invest Summit. Nesta terceira edição que decorre hoje e manhã, 2 e 3 de julho, no Convento São Francisco, a iniciativa tenta sobretudo mostrar, pelas vozes dos maiores empresários instalados em Coimbra, o que os leva a eleger a cidade para desenvolver os seus negócios.

 O Turismo é o novo cluster presente no Coimbra IS’25, juntando-se aos três pilares da iniciativa no ano passado: Space, Health e Tech. O cluster faz-se representar por Ana Caldeira, da Turismo de Portugal, que intervirá no painel “Tech, Health, Space & Tourism: Clusters que impulsionam o crescimento” amanhã, às 11h00. 

 A relação entre turismo sustentável e investimento materializa-se no projeto SHIFT Coimbra, que envolve um financiamento europeu de 5 milhões de euros.  O projeto pretende aliar o turismo à tecnologia e sustentabilidade, com várias iniciativas no concelho, que vão do uso da inteligência artificial à integração de migrantes. 

 Considerado por José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “um projeto transformador para a cidade”, SHIFT vai, nas palavras do autarca, “trabalhar o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade, com recurso à inteligência artificial, procurando aumentar a captação de turistas e aumentar a sua permanência em Coimbra”. 

 A entrada do Turismo no núcleo dos clusters irá potenciar a valorização do território e do património físico e natural, histórico, cultural e gastronómico, dimensões que são, segundo o autarca, “absolutamente diferenciadoras da cidade, do concelho e mesmo da região, e basilares para a sua competitividade e potencial económico”.

 O cluster Space, que passou a integrar o Summit em 2024, está representado no Convento São Francisco por Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa, e Jorge Cano Martínez, da Open Cosmos.  Também o empreendedorismo feminino, tema caro ao Município, que lançou em novembro passado o Prémio Empreendedorismo Feminino, o primeiro do país ao nível municipal, estará em destaque. De referir, no que toca à questão da igualdade de género, que o programa do evento é constituído por oradoras (mulheres) em 40%.

 O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores, tem como objetivo posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. 

 Na segunda edição, há cerca de um ano, o Coimbra Invest Summit recebeu em 2024 cerca de mil participantes, 50 empresas e 30 startups na mostra de empresas e instituições, 25 oradores de renome, 167 empresas reconhecidas e aproximadamente 250 pessoas no Jantar Gala de Reconhecimento de Mérito Empresarial. O evento acolheu ainda o lançamento da Rede de Embaixadores de Coimbra, constituída a início por 25 personalidades ligadas ao concelho, e os representantes de 12 países na Cimeira Diplomática, que teve a sua primeira edição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.