[weglot_switcher]

“5% para a defesa não é democraticamente sustentável”. Veja “A Arte da Guerra”

Num quadro em que a defesa subiu ao topo da agenda da União Europeia – mimetizando a agenda externa da administração Trump – Seixas da Costa diz que 5% do PIB gastos na defesa não tem enquadramento dentro das possibilidades e das opções inadiáveis da União Europeia. Estes e outros temas em destaque nesta edição.
2 Julho 2025, 11h00

 

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Num quadro em que a defesa subiu ao topo da agenda da União Europeia – mimetizando a agenda externa da administração Trump – Seixas da Costa diz que 5% do PIB gastos na defesa não tem enquadramento dentro das possibilidades e das opções inadiáveis da União Europeia.

Tem tudo isso a ver com a Rússia e a Ucrânia, dois países que convergem na guerra e no desinteresse por um qualquer cessar-fogo. Agendas estranhamente convergentes entre aquelas duas entidades sucedem também no Médio Oriente, num contexto em que os dois ‘partners’ admitem que Israel pode fazer tudo aquilo que entender.

Quem já não pode fazer tudo o que entende é o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, que aparenta estar cada vez mais em fim de ciclo.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.