O UBS aumentou a sua previsão para o preço do petróleo, em 2025, em um dólar para os 67 dólares por barril. Para o terceiro trimestre a média de preços deve fixar-se em 65 dólares, mais três dólares em comparação com a última previsão da instituição bancária. Para o final de 2025 a expetativa da instituição é que o preço desta matéria-prima se aproxime dos 60 dólares, salienta o Investing.
Na análise do UBS, referente a junho, no que diz respeito aos Estados Unidos, a instituição já tinha alertado que a produção de energia a partir de combustíveis fósseis deve continuar a enfrentar a “ameaça de declínio da procura” no futuro à medida que as energias renováveis, “cada vez mais economicamente atrativas, conquistam quota de mercado”.
O banco considera que levado ao extremo as mudanças para as energias renováveis, exceto nos Estados Unidos, podem “reduzir a procura global de petróleo” a tal ponto que a perfuração de poços nos Estados já não seja rentável.
“Em última análise, a capacidade atual da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) de exercer controlo sobre a direção dos preços do petróleo no curto prazo pode manter os preços dentro de um intervalo, com movimentos drásticos nos preços futuros e nos spreads [ao nível de calendário], tanto no sentido positivo como no negativo, a apresentarem oportunidades de posicionamento para reversão”, sublinha o UBS.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com