[weglot_switcher]

Porto Tech Hub e Fundação Santander lançam 120 bolsas para formação em Tecnologia

Esta colaboração, que começou em 2024 com o apoio a dois cursos, agora se expande para abranger mais 60 estudantes, reafirmando o compromisso de capacitar talentos e impulsionar a inovação no setor.
2 Julho 2025, 18h29

A Porto Tech Hub (PTH), dedicada a posicionar o Porto como um centro tecnológico global de excelência, e a Fundação Santander uniram esforços novamente para promover o acesso à educação tecnológica.

Em 2025, a Fundação Santander irá apoiar 120 estudantes dos cursos SWiTCH – DEV, QA, Cyber e Big Data, oferecendo bolsas de mil euros cada.

Esta colaboração, que começou em 2024 com o apoio a dois cursos, agora se expande para abranger mais 60 estudantes, reafirmando o compromisso de capacitar talentos e impulsionar a inovação no setor.

O objetivo principal desta parceria é fortalecer o ecossistema tecnológico do Porto por meio da formação, aumentar a empregabilidade na região e enfatizar a importância do reskilling e upskilling no setor tecnológico.

As pós-graduações SWiTCH são destinadas a profissionais com licenciatura, nível B2 de inglês e interesse em ingressar no setor tecnológico, proporcionando uma mudança de carreira e acesso a salários competitivos.

As formações apoiadas incluem o SWiTCH Dev, que tem início em outubro e foca no desenvolvimento de software e programação; o SWiTCH QA, que oferece especialização em garantia de qualidade e testes automatizados; o SWiTCH Cyber, que capacita profissionais em cibersegurança e está agora na sua segunda edição; e o SWiTCH Big Data, que prepara os alunos para carreiras em Big Data, Analytics e Business Intelligence.

Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, salientou a importância do talento e da formação para o crescimento do ecossistema, afirmando que a aposta no SWiTCH é fundamental para alinhar as formações com as exigências do mercado.

Inês Rocha de Gouveia, diretora da Fundação Santander, destacou a inovação da colaboração, afirmando que este modelo que junta academia, indústria e poder local tem potencial para transformar a sociedade.

Este ano, a Fundação aumentou o número de pessoas que consegue apoiar na requalificação nas áreas técnicas mais procuradas. Os interessados em candidatar-se aos cursos SWiTCH podem encontrar mais informações sobre o plano de estudos e o período de candidaturas no site da Porto Tech Hub, enquanto as bolsas podem ser consultadas na Open Academy do Santander.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.