[weglot_switcher]

Madalena Cascais Tomé eleita Presidente da EMPSA

A EMPSA (European Mobile Payment Systems Association) elegeu a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, como Presidente para um mandato de dois anos à frente desta associação que reúne 11 sistemas de pagamento europeus, presentes em 14 países.
MB Way SIBS Madalena Cascais Tomé
13 November 2024; Madalena Cascais Tomé, CEO, SIBS, on Fintech Summit stage during day two of Web Summit 2024 at the MEO Arena in Lisbon, Portugal. Photo by Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile
2 Julho 2025, 18h50

A EMPSA (European Mobile Payment Systems Association) elegeu a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, como Presidente para um mandato de dois anos à frente desta associação que reúne 11 sistemas de pagamento europeus, presentes em 14 países, que representam aproximadamente 110 milhões de utilizadores, centenas de prestadores de serviços de pagamento europeus, processando 8,2 milhares de milhões de transações em 2024.

A eleição de Madalena Cascais Tomé como Presidente da EMPSA “vem reforçar a valorização da experiência, competência e presença ativa da SIBS no desenvolvimento de soluções e tecnologia de base europeia”, refere a SIBS.

Na EMPSA, Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, será, entre outras coisas, responsável por, em coordenação com os restantes membros da associação europeia e em sua representação, “contribuir para reforçar o diálogo com os colegisladores europeus, o Banco Central Europeu e outros stakeholders relevantes, em prol de um mercado e contexto regulatório harmonizado e favorável à inovação, assente na valorização das infraestruturas existentes e das soluções privadas europeias, promovendo o investimento e contribuindo para o desenvolvimento de um panorama de pagamentos europeu mais soberano e competitivo”.

“A SIBS e o MB Way têm vindo a destacar-se na Europa pela inovação, novas soluções e funcionalidades, abrangência e nível de utilização dos casos de uso, com foco nos consumidores e comerciantes”, refere.

“O panorama europeu de pagamentos vive um momento único, assumindo a EMPSA um papel crucial na dinamização da soberania de pagamentos europeia, consciencializando os vários stakeholders, incluindo os legisladores e reguladores europeus, para a urgência deste tema e de que tal só será possível através da cooperação e da interoperabilidade entre soluções privadas europeias, existentes e emergentes — desenvolvidas por europeus, para europeus”, refere a SIBS.

“Olhando para o futuro, a EMPSA irá centrar a sua atuação na promoção de soluções e inovação privadas de base europeia, no envolvimento proativo com as instituições e reguladores da União Europeia e no avanço de normas comuns de interoperabilidade que respondam às reais necessidades do mercado”, acrescenta.

”A abordagem da EMPSA está firmemente ancorada nos pontos fortes da Europa: um ecossistema de pagamentos dinâmico e diversificado, um sólido histórico de inovação e uma reconhecida capacidade de adaptação às necessidades específicas de consumidores e comerciantes”, refere ainda o comunicado.

“É com um profundo sentido de responsabilidade que assumo este cargo para liderar a EMPSA no momento crucial que vivemos atualmente” afirmou Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS e Presidente da EMPSA.

“Juntos podemos ser ainda mais fortes e eficazes na promoção de soluções privadas e da inovação como motores do desenvolvimento dos pagamentos digitais na Europa. O nosso objetivo é ter uma voz ativa no diálogo com as instituições, reguladores e supervisores europeus, e na definição das políticas e dos enquadramentos que irão moldar a liderança da Europa nos pagamentos de retalho — ancorada na soberania, inovação e resiliência”, refere a presidente da SIBS.

“Com as mudanças em curso no quadro regulamentar — incluindo a implementação do Regulamento dos pagamentos imediatos, a preparação da próxima diretiva PSD3 e a possibilidade de lançamento do euro digital — a nova direção da EMPSA reforça a disponibilidade da associação para participar de forma ativa e construtiva na definição do futuro dos pagamentos na Europa”, conclui o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.