[weglot_switcher]

ANI distingue plataforma de inteligência artificial que está a ser testada na Sonae e CTT

A distinção BfK, atribuída anualmente pela ANI no contexto dos WSA Portugal, visa reconhecer o melhor projeto nacional com base científica e tecnológica, valorizando o conhecimento enquanto motor de desenvolvimento económico e social.
2 Julho 2025, 21h00

A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu a distinção Born from Knowledge (BfK) à plataforma Machine-driven Identification of Talent (MIT), da Code for All, no âmbito dos WSA Portugal 2024.

A distinção BfK, atribuída anualmente pela ANI no contexto dos WSA Portugal, visa reconhecer o melhor projeto nacional com base científica e tecnológica, valorizando o conhecimento enquanto motor de desenvolvimento económico e social.

A entrega do prémio decorreu esta quarta-feira durante o Congresso da APDC, na Culturgest, em Lisboa.

A plataforma MIT permite detetar aptidões técnicas e comportamentais através da interação dos utilizadores com exercícios digitais, substituindo os tradicionais testes psicométricos por uma abordagem mais objetiva e inclusiva.

O projeto já está a ser testado em empresas como os CTT e Sonae, com vista à requalificação de colaboradores e à aceleração da transição digital.

A solução premiada recorre a inteligência artificial e aprendizagem automática para identificar, de forma precisa e isenta de preconceitos, indivíduos com elevado potencial para a transição e requalificação na área das tecnologias de informação.

A agência cita a consultora McKinsey para dizer que, até 2027 a UE poderá enfrentar um défice de até 3,9 milhões de profissionais de tecnologia e estima-se que 52% dos trabalhadores europeus precisarão de requalificação, desta forma este projeto tem como objetivo colmatar a escassez de talento tecnológico na Europa e democratizar o acesso a carreiras digitais.

A Code for All, responsável pela MIT, é uma empresa de educação e tecnologia especializada na formação de competências digitais.

“Através de bootcamps de reskilling, para quem procura uma reconversão profissional, e de upskilling, para quem deseja evoluir nas suas funções com recurso a tecnologia, a Code for All promove o acesso inclusivo ao setor tecnológico numa era digital. A Inovação, Investigação & Desenvolvimento são pilares cruciais da sua estratégia, sendo o MIT um exemplo do investimento da empresa nestas áreas”, refere a ANI.

Além do reconhecimento público, o projeto vencedor recebe o troféu “Árvore do Conhecimento” e um prémio monetário de 2.500 euros.

“O projeto da Code for All materializa a missão do programa Born from Knowledge: transformar conhecimento científico e tecnológico em soluções com impacto real na vida das pessoas e na economia. É um exemplo notável de como a inovação pode ser motor de inclusão e competitividade”, destaca Sílvia Garcia, administradora da ANI.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.