[weglot_switcher]

Não há botão que desligue a energia da música ao vivo

Nos corredores da sede da Orquestra Metropolitana de Lisboa cruzam-se alunos, músicos e professores das três escolas que têm aqui o seu porto de abrigo. Um projeto de características únicas dirigido pelo maestro Pedro Neves. Um “extraordinário coletivo que temos de acarinhar”, diz.
4 Julho 2025, 18h00

Chamamos Leonard Bernstein à colação. Compositor, pianista e maestro, foi um dos mais enérgicos músicos que os EUA conheceram no século XX. E um educador inveterado, como ficou patente em muitas das suas intervenções, nomeadamente naquela que proferiu a 18 de junho de 1980, no âmbito da American Symphony Orchestra League.

“Meus amigos: a educação interdisciplinar pode fazer maravilhas. Compreensão e flexibilidade podem fazer maravilhas. Sim, até o dinheiro pode fazer maravilhas. Mas a energia, a energia para colocar todas essas maravilhas em ação – de onde vem ela? Virá de onde sempre veio: virá do amor pela música, do puro deleite estético nesta que é a mais misteriosa e gratificante de todas as artes; e à qual jurámos servir”.

Conteúdo reservado a assinantes. Aceda ao conteúdo completo aqui. Edição do Jornal Económico de 4 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.