[weglot_switcher]

SIBS diz que nas noites dos Santos Populares as operações realizadas por estrangeiros representaram 21% do total

As contas revelam ainda que, no global, e em comparação com a média diária de operações em junho, nas noites de Santo António, São João e São Pedro foram registadas mais 18% de transações, sendo o valor do ticket médio de 27 euros.
6 Julho 2025, 23h12

Nas noites dos Santos Populares, as operações realizadas por estrangeiros representaram 21% do total de compras e levantamentos efetuados, segundo os dados da SIBS Analytics que revela que este número representa um crescimento de 12% face ao mesmo período do ano passado.

“Nas noites dos Santos Populares, as operações realizadas por estrangeiros representaram 21% do total de compras e levantamentos efetuados. De acordo com os dados partilhados pela SIBS Analytics, isto traduz-se numa variação de +12% face ao mesmo período do ano passado”, lê-se no comunicado.

Também as operações e pagamentos com MB Way registaram “um crescimento assinalável de mais de 31%”, sendo o ticket médio de 20 euros.

As contas revelam ainda que, no global, e em comparação com a média diária de operações em junho, nas noites de Santo António, São João e São Pedro foram registadas mais 18% de transações, sendo o valor do ticket médio de 27 euros.

Foi na noite de 28 para 29 de junho, em que se celebra o São Pedro, que se assistiu ao maior crescimento no número de transações (+46% face à média de junho), atingindo um valor médio por compra de 30 euros.

Paralelamente, o número de compras e levantamentos com MB Way  aumentou na mesma proporção, com um gasto médio de 24 euros. Os estrangeiros tiveram um peso de 13% neste total de transações, mais 39% face ao ano passado.

“Das 00h às 04h da manhã, registou-se o período com maior variação nas transações face à média diária de junho, atingindo o pico às três da manhã, com um aumento de +149%”, refere o comunicado.

Na noite de Santo António (Lisboa), de 12 para 13 de junho, as compras e levantamentos cresceram 23% em relação à média de junho, com um valor médio por compra de 26 euros.

“A maior variação de operações em relação à média diária do mês ocorreu às 03h, com um pico de crescimento de +99%”, destaca a SIBS.

O número de transações com MB Way aumentou 33% face à média diária de junho, com um gasto médio de 17 euros. As compras e levantamentos realizados por estrangeiros tiveram um peso de 30% no total de transações registadas, mais 11% em comparação com o período homólogo.

Por fim, na noite de São João (Porto), de 23 para 24 de junho, o número de transações cresceu 13%, alcançando um valor médio por compra de 24 euros.

O número de compras e levantamentos com MB Way aumentou 16%, face à média de junho, com um ticket médio de 19 euros.

“A partir da 01h, a variação de operações, em relação às mesmas horas nos outros dias do mês, ultrapassou os +100%, chegando mesmo aos +220% e +241% às 03h e 04h da manhã, respetivamente. O peso das transações realizadas por cartões estrangeiros alcançou os 20% no total de transações, mais 8% face a 2024”, revela a SIBS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.