[weglot_switcher]

“Educação digital é prioritária” perante aumento das burlas online, alerta Portal da Queixa

Desde o início de 2024, registam-se mais de quatro mil reclamações neste âmbito. Os responsáveis do Portal da Queixa alertam para a importância de formar os consumidores, de forma a responder à sofisticação cada vez mais avançada das burlas, que já recorrem a IA.
8 Julho 2025, 20h56

O Portal da Queixa registou mais de quatro mil reclamações sobre burlas online desde o início do ano. Os mecanismos utilizados são cada vez mais sofisticados e, por isso, importa cada vez mais valorizar a Educação Digital dos portugueses, de acordo com aquela plataforma.

Em causa está uma tendência de crescimento que já vem de anos anteriores, assinala-se. Assim sendo, trata-se de um tema de “extrema relevância e que merece a atenção prioritária do Governo e das entidades competentes”, salienta o Portal da Queixa, através de um comunicado enviado às redações.

“A sofisticação das burlas digitais exige dos consumidores uma postura cada vez mais atenta. A Inteligência Artificial veio também potenciar e aperfeiçoar os esquemas de fraude”, aponta o fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.

“Por este motivo”, acrescenta, “acreditamos que a promoção de ações de Educação Digital — que visem formar, informar e proteger os cidadãos — é fundamental para combater esta crescente ameaça”, pode ler-se ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.