Qualquer aluno, potencial aluno, ou simples curioso, pode esclarecer dúvidas e obter informações sobre o ISEG 24 horas por dia, sete dias por semana e… na sua própria língua.
Este “milagre” é possível graças a uma ferramenta de comunicação inovadora. Pura tecnologia. Um chatbot inteligente baseado em tecnologia de Inteligência Artificial Generativa está, a partir de agora, disponível no site do ISEG -Lisbon School of Economics & Management.
Alimentado por “uma base de conhecimento rigorosamente validada e atualizada em tempo real”, o chatbox responde de “forma fluida”, “clara” e “imediata” a dúvidas comuns, como informações sobre cursos e candidaturas, até temas como propinas, Erasmus ou bolsas. Tudo isto num tom próximo, com linguagem acessível e sem recorrer a menus rígidos ou respostas pré-formatadas. É muito mais do que a resposta automatizada a que estamos habituados em situações do género.
A solução pioneira no panorama nacional de aplicação de inteligência artificial generativa no ensino superior foi criada pela empresa portuguesa Noesis, especializada em desenvolvimento de ferramentas com IA e desenvolvida com base na plataforma Azure OpenAI da Microsoft. O projeto envolveu equipas de IT, Marketing e Serviços Académicos, estudantes e docentes da Escola presidida por João Duque.
“Esta é a primeira fase do projeto que passa, não só, por disponibilizar este chatbot pioneiro com inteligência artificial generativa aos visitantes do website do ISEG, como também está focado numa componente ‘externa’, de ‘atendimento ao cliente’, sendo os clientes, neste caso, os potenciais futuros estudantes desta instituição de ensino superior”, explica João Tiago Martins, Data Analytics & AI Senior Manager da Noesis, ao Jorna Económico.
Além daquilo que o software faz em si mesmo, João Tiago Martins, destaca também o que permite. Eficácia e poupança de recursos. “O peso que os serviços académicos têm a responder a temas recorrentes, nomeadamente em momentos de pico (inscrições, períodos de exames, etc) diminui, sendo então possível que a equipa se concentre em tarefas de maior valor para a instituição. Adicionalmente, a standardização nas respostas, a capacidade de responder na língua nativa do utilizador e a criação desta biblioteca de conhecimento reutilizável para outras iniciativas foram pontos-chave nos benefícios para o ISEG”.
João Tiago Martins adianta ao JE que não se trata de uma iniciativa ou projeto isolado, mas, sim, de um caminho, percorrido a dois (ISEG e Noesis) -, onde existe sempre uma nova ideia que contribuirá cada vez mais para uma aproximação entre o ISEG e a comunidade estudantil.
3 perguntas a… João Tiago Martins, Data Analytics & AI Senior Manager da Noesis
A tecnologia foi desenvolvida em parceria?
O chatbot foi desenvolvido, ao longo de seis meses, em estreita colaboração entre as equipas de IT, Marketing e Serviços Académicos do ISEG e a equipa de Data Analytics & AI da Noesis. Tecnologicamente falando, o bot utiliza tecnologia Microsoft, nomeadamente, a plataforma Azure Open AI. Sem este trabalho conjunto não teria sido possível garantir que as respostas dadas pelo chatbot estavam de acordo com o esperado pelo ISEG, quer a nível de forma quer de conteúdo. De realçar igualmente a parceria com a Microsoft que nos garante que, tecnicamente, as opções da equipa Noesis vão de acordo com o recomendado.
É intenção da empresa comercializá-la junto de outras instituições de ensino superior?
Esta solução foi desenvolvida à medida para o ISEG, no âmbito de um projeto orientado para satisfazer objetivos e requisitos específicos, em resposta ao desafio lançado pelo ISEG à Noesis. Podemos, e acreditamos que numa visão macro os desafios das várias instituições de ensino são semelhantes, adaptar e escalar a solução. Não sendo uma empresa de produto, o nosso grande objetivo é ajudar os nossos clientes nos seus desafios, trabalhando sempre em equipa.
Do ponto de vista da Noesis, este projeto acaba por ser uma referência importante e um caso de uso muito interessante, até pelo facto de ser um projeto pioneiro e inovador no setor da Educação em Portugal. Conseguimos, desta forma, mostrar que o mundo da IA pode ser integrado nos mais variados setores, e os nossos projetos implementados comprovam isso mesmo.
A tecnologia é escalável? Têm intenção de internacionalizá-la?
Um dos desafios do ISEG foi esse mesmo. A escalabilidade. Quer horizontal, para um, cada vez maior, número de utilizadores, quer verticalmente, adicionando novas capacidades ao chatbot. A integração com a plataforma já existente no ISEG será um dos próximos passos, aqui com grande foco na governança e na segurança e privacidade de informação, assim como o enriquecimento da base de conhecimento que suporta o chatbot com outras fontes de dados.
O tema da internacionalização, e com a nossa presença em sete geografias, já está a ser trabalhado quer pela equipa comercial quer pela nossa rede de parceiros. Mais do que uma iniciativa isolada, acreditamos que poderá ser um turning-point na utilização de IA Generativa no mundo escolar.
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