O Revolut caminha para se tornar num banco de retalho concorrente aos outros bancos em Portugal na medida em que caminha para ser um banco digital (sem balcões) com todos os serviços dos bancos de retalho.
Ruben Germano, General Manager do Revolut Bank em Portugal que tem licença bancária na Lituânia, explicou ao Jornal Económico que estão agora a abrir a sucursal que permite obter um IBAN português.
O IBAN português permite dar acesso a vários serviços, entre eles o pagamento de serviços por multibanco, o MB Way e uma conta remunerada (depósitos) que permite juros diários, explica o General Manager da Revolut em Portugal.
“Lançamos sete sucursais nos países que têm maior potencial na Europa e neste estamos a lançar neste trimestre em Portugal e na Bélgica”, disse o General Manager da Revolut em Portugal que clarificou que a sucursal é criada de raiz e não resulta de nenhuma aquisição.
A morada oficial da sucursal será a do Porto onde a Revolut tem atualmente um escritório de representação. O atendimento ao cliente da Revolut é digital pelo que não é relevante a localização da sucursal.
“Atrás do IBAN português vêm um conjunto de produtos”, explica Ruben Germano.
A sucursal em Portugal permite ter contas bancárias portuguesas com um IBAN português. Basicamente a Revolut lança ao mesmo tempo a sucursal em Portugal e o IBAN português que permite domiciliar ordenados; permite os débitos diretos e os pagamentos ao Estado; permite constituir depósitos; e permite que quem tem conta na Revolut em Portugal possa usar o MB Way. “Fizemos um acordo com a SIBS”, explica Ruben Germano.
“Vamos lançar nas próximas semanas o pagamento por MB Way e o pagamento por entidade e referência que permite pagar as utilities”, disse o General Manager da Revolut em Portugal.
“O IBAN permite aos clientes domiciliarem o seu ordenado na Revolut, o que era uma das queixas do nossos clientes”, disse o gestor que acrescentou que “sem IBAN português havia dificuldade na aceitação de débitos diretos de utilities, o que era também uma grande condicionante no relacionamento com os clientes”.
É uma grande revolução no mercado bancário português, porque desta forma a Revolut começa a fazer concorrência direta aos bancos tradicionais.
“Queremos ser o principal banco dos nossos clientes portugueses”, sublinha Ruben Germano.
O cartão da Revolut é um cartão de débito, mas o General Manager anuncia que “vamos lançar cartões de crédito”.
Ruben Germano admite que vão ter o foco na fidelização dos clientes.
No que se refere aos depósitos, a Revolut diz que quer entrar no mercado com uma taxa de juro competitiva. “Estamos muito competitivos no crédito pessoal e queremos ser muito competitivos nas taxas de depósitos”, diz o General Manager da Revolut Portugal.
“Para além de serem depósitos com juros diários, o ponto fulcral é a adesão ser simples”, explica o General Manager da Revolut que lembra que “já temos os fundos monetários flexíveis e agora vamos ter o segundo produto de poupança com o IBAN português para os clientes que migrarem”.
O cliente tem de decidir “migrar” para a sucursal portuguesa.
O processo de migração dos clientes existentes para a sucursal portuguesa será gradual ao longo das próximas semanas, e tanto a funcionalidade de Poupança como o Multibanco só estarão disponíveis depois dessa migração estar concluída.
A partir desta quinta-feira, dia 24, a sucursal da Revolut em Portugal passará a figurar como “ativa” no Banco de Portugal, mas o processo de integração de novos clientes e de migração dos existentes poderá demorar ainda alguns dias, segundo a empresa.
Toda a atividade da sucursal e dos novos produtos é supervisionada pelo Banco de Portugal, revela Ruben Germano.
Neste momento o fundo de garantia depósitos que cobre o risco dos depósitos em Portugal é da Lituânia. Mas a Revolut está à espera de ter uma licença bancária em França para onde passarão os clientes da Europa Ocidental e nessa altura será o Fundo de Garantia de Depósitos de França a assegurar os depósitos em Portugal até 100 mil euros.
Isto é, numa primeira fase os depósitos que a Revolut captar em Portugal serão cobertos com o Fundo de Garantia de Depósitos da Lituânia, mas o objetivo da fintech é o de migrar os clientes para a futura licença bancária francesa.
Portanto Portugal, França, Espanha, Itália, Irlanda e a Alemanha passarão a estar debaixo da licença bancária francesa que a Revolut espera ainda ter este ano ou inicio do próximo.
Sob a licença bancária da Lituânia ficarão os outros mercados de leste.
Ruben Germano afirma que não está no horizonte ter uma licença bancária em Portugal. Ou seja, não vão contribuir para o Fundo de Resolução português, nem estão abrangidos pelos impostos especiais da banca em Portugal.
A Revolut em Portugal tem 1,8 milhões de clientes tendo como meta atingir os dois milhões de utilizadores este ano.
“Estamos a crescer muito, no último ano (2024) angariamos cerca de meio milhão de clientes”, disse.
A Revolut já dá crédito pessoal mas ainda não entraram no mercado do crédito à habitação. “Nós temos um projeto piloto na Lituânia e na Irlanda que nos permitirá aprender o produto. Mas ainda não está nos planos lançar o crédito à habitação em Portugal. Pelo menos este ano não será. Estamos a testar naqueles mercados e só mais tarde é que podemos lançar noutros mercados”, disse Ruben Germano que não se compromete com o lançamento do crédito à habitação já no próximo ano.
Em 2024 a Revolut lançou a plataforma de negociação de criptomoedas Revolut X.
A fintech decidiu ainda entrar, já este ano, no mercado das telecomunicações com o lançamento do eSIM em Portugal sendo que este é “mais um passo na inovação em Portugal”, uma vez que o eSIM está integrado diretamente na aplicação da fintech.
No ano passado (comparando 2024 com 2023) a Revolut registou uma subida de 79% no número de transações efetuadas pelos seus clientes; um crescimento de 91% no volume de transações efetuadas; um aumento de 66% em pagamentos com cartão; e um aumento de 140% no número de utilizadores dos serviços de trading e investimento.
Este ano e até à data, a Revolut registou um aumento de 53% no número de transações; um crescimento de 90% no volume de transações; e uma subida de 48% nos pagamentos com cartão.
Na Revolut Business, a base de clientes aumentou 45 % (janeiro de 2025 versus janeiro de 2024). “Os depósitos dos nossos clientes business em Portugal aumentaram 36% nos últimos 12 meses e o volume mensal de transações cresceu 59% nos últimos 12 meses”, adianta a Revolut.
A Revolut é uma empresa britânica de serviços de pagamentos que opera em Portugal desde 2015.
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