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Lucro da Sonae cresce 41% apoiado no negócio e na valorização do imobiliário

O volume de negócios cresceu 23,1%, para 5.253 milhões de euros, e EBITDA aumentou 28,1%, para 525 milhões de euros.
Cláudia Azevedo
30 Julho 2025, 18h11

O lucro da Sonae aumentou 40,9% no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2024, para 102 milhões de euros, suportado pelo crescimento do negócio e pela valorização dos centros comerciais da Sierra, informou a empresa esta quarta-feira, 30 de julho.

O volume de negócios cresceu 23,1% no semestre, para 5.253 milhões de euros, e os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA, no acrónimo em inglês), aumentaram 28,1%, para 525 milhões de euros.

No segundo trimestre, o ritmo de crescimento do volume de negócios acelerou, aumentando 24% em termos homólogos, para 2,7 mil milhões de euros.

A empresa explica estes resultados com o “contínuo forte crescimento orgânico nos negócios e pelo contributo das novas empresas do portefólio”, em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O desempenho orgânico foi liderado pelos sólidos resultados da MC, da Worten e da Musti – que mais uma vez cresceram acima dos respetivos mercados, reforçando as suas posições de liderança”, acrescenta.

Destaca a MC no retalho alimentar, saúde, beleza e bem-estar, que registou um crescimento de 25% do volume de negócios, para 4,1 mil milhões de euros.

“A Sonae apresentou, mais uma vez, fortes resultados no segundo trimestre de 2025. Os nossos negócios continuaram a crescer e a superar os seus mercados”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no mesmo comunicado.

No imobiliário, o lucro da Sierra cresceu 6% no segundo trimestre, para 33 milhões de euros, suportado pelo desempenho operacional positivo e, ao nível do resultado indireto, “pelo aumento da valorização dos centros comerciais, levando o NAV [acrónimo em inglês para o valor líquido do ativo] a atingir 1,1 mil milhões de euros”, refere a empresa.

Excluindo as alterações de portefólio, o volume de negócios da Sonae cresceu 11% em termos homólogos.

A margem EBITDA (um indicador de rendibilidade do negócio) aumentou 0,4 pontos percentuais, para 10%.


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