[weglot_switcher]

“Alqueva está pago e dá anualmente ao Estado mais de 330 milhões”, diz ministro da Agricultura

Este valor é proveniente de receitas fiscais como retorno do investimento feito pelo atual Governo. Em entrevista ao JE, o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes fala também dos 5,4 mil milhões do programa ‘Água que Une’, num setor agrícola que precisa de simplificar processos para que não ocorram “fenómenos de radicalização”, que coloquem em risco os objetivos ambientais.
8 Outubro 2025, 07h00

O Governo português tem em curso muitos investimentos, nomeadamente ao nível das barragens que estão a trazer competitividade e coesão ao país e, consequentemente, aos produtores e investidores agrícolas. Uma dessas barragens é a do Alqueva, que segundo diz o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, em entrevista ao JE, dá por ano em benefícios fiscais ao Orçamento de Estado mais de 330 milhões de euros.

Nesta entrevista, o ministro explica também dos 5,4 mil milhões do programa ‘Água que Une’, para o qual é necessário definir o modelo de execução de uma “enorme empreitada”, que será estratégica e um dos maiores investimentos em termos nacionais.

Por outro lado, José Manuel Fernandes salienta que o setor agrícola precisa de simplificar os seus processos para que não ocorram “fenómenos de radicalização”, que coloquem em risco os objetivos ambientais.

“Tudo isso é inaceitável e leva, por vezes, que até os objetivos ambientais que queremos atingir sejam colocados em causa por um radicalismo que muitas vezes existe”, afirma.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.