Continuidade e renovação. Galerias nacionais e internacionais e uma enorme vontade de mostrar os caminhos que aponta o desenho contemporâneo. Poderá descobri-los na 7.ª edição da Drawing Room Lisboa, feira de arte dedicada ao desenho contemporâneo, a decorrer de 23 a 26 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA).
Continuidade porque há galerias que regressam, num claro sinal de consolidação da feira. E renovação porque está no seu ADN trazer novos projetos e abrir-se a outras geografias. O que vai encontrar nesta edição? Galerias de Lisboa, Porto e Açores, ao lado de nomes internacionais de Espanha, Bélgica, Chile, China e Brasil. Entre os 70 artistas representados figuram Gabriel Abrantes, Helena Almeida, Herman Nitsch, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches, José Pedro Croft e Ana Pérez Quiroga, que estarão em diálogo com uma nova geração de criadores de várias geografias.
“Escutar o Desenho” é uma nova secção da Drawing Room e parte do convite a um músico para este criar uma ‘banda sonora’ que funcione como vaso comunicante entre os dois atos de criação: o desenho e a música. Rodrigo Leão é o convidado desta primeira “escuta”. A feira acolhe também os trabalhos dos finalistas do Prémio FLAD, assim como os Prémios Fundação Millennium bcp, Viarco e Casa da Moeda – Imprensa Portuguesa.
A imagem oficial da feira deste ano foi criada pela artista chilena María Ossandón [ver desenho], e é parte integrante de uma série de desenhos que transformam a representação da paisagem numa denúncia da fragilidade do nosso património, natural e cultural. Pretexto para sentir o pulso e a vitalidade do desenho contemporâneo.
Drawing Room | 23 a 26 outubro | SNBA, Lisboa | Programa completo em drawingroom.pt
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com