De acordo com o Global Insurance Market Index, divulgado hoje pela Marsh – líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros, e uma empresa da Marsh McLennan –, os preços dos seguros caíram, em média, 4% no terceiro trimestre de 2025, repetindo a descida de 4% registada no segundo trimestre de 2025 e marcando a quinta queda trimestral consecutiva.
“O terceiro trimestre assinala a quinta descida consecutiva a nível global, após sete anos de aumentos trimestrais, o que representa uma tendência continuada e registada pela primeira vez no primeiro trimestre de 2021”, destaca a Marsh.
A crescente concorrência entre as seguradoras, juntamente com o aumento da capacidade do mercado e preços mais favoráveis de resseguro, são os principais fatores para a diminuição das taxa, segundo a líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco.
Globalmente, e por comparação com o ano anterior, todas as regiões registaram reduções nas taxas no terceiro trimestre de 2025. As regiões do Pacífico (11%), América Latina e Caraíbas (6%) e Reino Unido (6%) registaram as maiores descidas nas taxas. Na Ásia e Índia, Médio Oriente e África (IMEA) diminuíram 5% cada; na Europa 4%; e no Canadá 3%. A taxa geral nos EUA, que permaneceu estável no segundo trimestre de 2025, diminuiu 1%. As taxas dos seguros de danos materiais, de cyber, e de linhas financeiras e profissionais diminuíram em todas as regiões.
Entre outras conclusões, o relatório destaca que as taxas dos seguros de responsabilidades aumentaram 3% globalmente – uma descida em relação aos 4% do segundo trimestre – impulsionadas por um aumento de 8% nos EUA, devido, em grande parte, à frequência e gravidade dos sinistros, muitos dos quais caracterizados por indemnizações elevadas atribuídas por júris.
O estudo conclui ainda que as taxas de seguros de danos materiais diminuíram 8% globalmente, após uma descida de 7% no segundo trimestre. As regiões do Pacífico (14%) e dos EUA e América Latina (9%) registaram as maiores descidas, enquanto todas as outras regiões registaram diminuições entre 3% e 7%.
Por outro lado as quedas nas taxas das linhas financeiras e profissionais continuaram, em 5% globalmente no terceiro trimestre, em comparação com uma descida de 4% no segundo trimestre de 2025. As taxas diminuíram em todas as regiões, variando de 10% no Pacífico a 2% nos EUA.
Também destaca que as taxas de seguros de cyber diminuíram 6% globalmente, com descidas observadas em todas as regiões, incluindo reduções de dois dígitos na Europa (12%); América Latina e Caraíbas e Reino Unido (11%); e Pacífico (10%).
Em comentário ao relatório, Luís Rodrigues de Sousa, Líder de Placement da Marsh Portugal, explica que “com exceção dos seguros de responsabilidades nos EUA, os clientes estão a beneficiar não só de taxas mais baixas, como também de oportunidades para negociar melhores condições e coberturas mais amplas”.
“Esta tendência de redução nas taxas permanece consistente num mercado caracterizado por uma ampla capacidade disponível. Salvo alterações imprevistas nas condições, antecipamos que estas tendências se mantenham e estamos totalmente empenhados em ajudar os clientes a tirar partido do mercado competitivo de seguros”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com