O Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha avançou 2,8% no terceiro trimestre face ao período homólogo, de acordo com o instituto de estatística espanhola. Face ao trimestre anterior, a economia espanhola cresceu a um ritmo inferior.
No terceiro trimestre, a economia espanhola cresceu 0,6%, ficando abaixo dos 0,8% do trimestre anterior.
Ao nível do emprego a tempo inteiro, os dados do instituto de estatística espanhol tiveram uma variação positiva de 3,3%, no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre assistiu-se a um crescimento de 1%, no emprego a tempo inteiro, face ao trimestre anterior.
Espanha tem atualmente a maior taxa de desemprego da União Europeia, com o Governo a estimar que se situará nos 10,3% no final deste ano.
Em todo este período de estimativas, a procura interna (consumo e investimento) será o motor do crescimento da economia, em especial o consumo das famílias, enquanto o contributo da procura externa (exportações e importações) será negativo até 2028, segundo o Governo.
Recorde-se que no segundo trimestre a economia espanhola tinha crescido 3,1%, face ao ano anterior, com a procura doméstica a contribuir com 3.5 pontos e a procura externa a ter um contributo negativo de 0.5 pontos.
No segundo trimestre o PIB de Espanha tinha avançado 0,8%, face ao trimestre anterior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com