[weglot_switcher]

Visa evitou perdas no valor de 260 milhões em fraudes na Europa

A equipa Visa Scam Disruption (VSD), que opera sob a alçada do Visa Payment Ecosystem Risk and Control (PERC), desmantelou mais de 25 mil redes fraudulentas, e assim protegeu consumidores e empresas de potenciais perdas financeiras.
3 Novembro 2025, 12h11

A Visa divulgou que a sua iniciativa Scam Disruption Practice  identificou mais de mil milhões de dólares (864 milhões de euros) em tentativas de fraude a nível global, desde o seu início há um ano.

Na Europa, a empresa evitou perdas no valor de 260 milhões de dólares, graças à iniciativa Scam Disruption Practice, que identificou e desmantelou mais de 25 mil redes fraudulentas desde o seu lançamento e assim protegeu consumidores e empresas de potenciais perdas financeiras.

A equipa Visa Scam Disruption (VSD) opera sob a alçada do Visa Payment Ecosystem Risk and Control (PERC).

Na Europa, a equipa Scam Disruption da Visa (SDV) tem trabalhado ativamente para identificar e desmantelar redes de fraudes que visam os consumidores. A empresa cita um caso recente que envolveu uma rede de burlões que utilizava anúncios nas redes sociais para atrair vítimas com ofertas falsas de produtos de luxo. A equipa SDV identificou mais de 1.000 ‘comerciantes fraudulentos’ e bloqueou milhões de transações suspeitas, o que protegeu os consumidores de perdas financeiras significativas. 

“A Visa está empenhada em proteger os consumidores e as empresas contra a crescente sofisticação das fraudes online”, afirma Rita Mendes Coelho, Country Manager da Visa em Portugal, que acrescenta que “a nossa equipa Scam Disruption está a utilizar tecnologia de ponta e a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades e os nossos parceiros para identificar e desmantelar estas redes fraudulentas, e garantir que os pagamentos digitais, em Portugal e em toda a Europa, são seguros e confiáveis”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.