A bolsa de Lisboa segue no meio sessão, desta segunda-feira, em terreno positivo a somar 1,43% para 8.304,44 pontos.
A liderar os ganhos está o BCP com um avanço de 2,49% para os 0,7892 euros e a EDP Renováveis valoriza 2,39% para os 12,00 euros. Todas as outras cotadas estão em terreno positivo, excepto a Ibersol que negoceia perto da linha d’água.
No que diz respeito às congéneres europeias, o alemão DAX soma 1,95%, o espanhol IBEX 35 ganha 1,63%, o francês CAC 40 valoriza 1,47% e o britânico FTSE 100 soma 1,01%.
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro “as bolsas europeias celebram os sinais de acordo para terminar com o maior shutdown governamental da história dos Estados Unidos (EUA), após o Senado ter chegado a entendimento para prolongar o financiamento do Governo até janeiro”.
“Segundo notas de imprensa, um grupo de pelo menos oito senadores democratas centristas concordou com líderes republicanos do Senado e da Casa Branca para permitir o desbloqueio em troca de uma futura votação sobre a extensão dos subsídios do programa para a Saúde Affordable Care. Para além de restabelecer uma normalização de serviços, o término da paralisação pode fazer chegar brevemente aos mercados muitos dos dados macroeconómicos cuja divulgação tem vindo a ser adiada, entre os quais os de criação de emprego e a evolução da inflação nos EUA”, acrescentou Ramiro Loureiro.
O especialista acrescentou ainda que o “setor Tecnológico é assim o mais entusiasmado, pois a conjuntura dissipa preocupações potenciais elevadas avaliações das ações de tecnologia, após um boom sustentado pela inteligência artificial (IA), numa altura de alguma falta de visibilidade macroeconómica”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com