[weglot_switcher]

Moedas traz 17º unicórnio e alimenta “sonho” de tornar Lisboa a capital mundial da inovação

A Upwork é a mais recente empresa da Fábrica de Unicórnios da cidade que segundo o presidente da autarquia já criou 16 mil postos de trabalho. “O meu projeto para Lisboa é baseado em três pontos: bem-estar social, cultura e inovação”, afirmou em conferência de imprensa que decorreu durante a Web Summit.
13 Novembro 2025, 07h00

A plataforma Upwork é o 17º unicórnio (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares) que vai contar com um escritório na Fábrica de Unicórnios na cidade de Lisboa. O anúncio foi feito pela CEO da empresa que junta freelancers, Hayden Brown, em conferência de imprensa na Web Summit, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Para o presidente da autarquia trazer uma empresa como a Upwork era algo que ambicionava desde 2021 e contribui para alimentar o sonho de Carlos Moedas em tornar Lisboa a capital mundial da inovação.

“O meu projeto para Lisboa é baseado em três pontos: bem-estar social, cultura e inovação. O que quero para a cidade é que cuidemos das pessoas, que tenhamos a criatividade para criar novos empregos e desenvolver novos talentos. Quero que sejamos a capital mundial da inovação.  Isso é o meu sonho”, afirmou.

Carlos Moedas destacou o facto da plataforma de freelancers norte-americana escolher Lisboa como o seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos. “Imaginem se isto seria possível há 10 ou 20 anos. É um reality check para a confiança que temos de ter na cidade, receber uma empresa desta dimensão”, salientou.

A Upwork vai ser o novo residente da Fábrica de Unicórnios, espaço que segundo Carlos Moedas, já criou mais de 16 mil postos de trabalho desde a sua abertura em Lisboa, no ano de 2022.

Sem adiantar valores de investimento, Hayden Brown, CEO da Upwork, adiantou que o objetivo inicial é contratar 100 pessoas. “Vamos começar num espaço de cowork [na fábrica de unicórnios], e teremos o nosso escritório em meados de 2026, num hub em Alcântara. O nosso foco é recrutar internamente e termos uma equipa com talento português”, afirmou.

Hayden Brown acrescentou que a capital portuguesa será o lar da Upwork, mas também um destino para reunir as novas mentes criativas. “Um dos maiores desafios do nosso tempo é como criar mais oportunidades para as pessoas na era da inteligência artificial. Estamos entusiasmados por expandir a nossa equipa. Queremos construir um espaço que partilha a nossa visão sobre o mundo e sabemos que Lisboa é esse lugar”, sublinhou.

Hayden Brown reiterou que o papel da Upwork passa por ajudar as empresas a crescer e a encontrar as ferramentas certas para alcançarem os seus objetivos.

A Web Summit arrancou na segunda-feira em Lisboa e conta com mais de 900 oradores e mais de 70 mil participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.

Na edição deste ano, a 9.ª desde que a cimeira tecnológica começou a realizar-se na capital portuguesa, são esperados mais de 70 mil participantes e acima de 2.500 ‘startups’ a exibir os seus produtos e serviços e mais de mil investidores.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.