[weglot_switcher]

“COP30? Lula quer projetar-se como um líder do sul”. Veja “A Arte da Guerra”

O presidente do Brasil fez o ‘trabalho de casa’, pelo menos na perspetiva de ser um líder dos países do sul, que se querem libertar das direções políticas do norte desenvolvido. Angola e Ucrânia também entram na rota da análise política internacional a cargo do embaixador Francisco Seixas da Costa.
14 Novembro 2025, 11h00

 

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

A COP30 tem todos os ingredientes para voltar a ser uma deceção, dez anos depois do Acordo de Paris: o mundo não consegue responder sustentadamente aos desafios do clima e da sustentabilidade. O presidente do Brasil fez o ‘trabalho de casa’, pelo menos na perspetiva de ser um líder dos países do sul, que se querem libertar das direções políticas do norte desenvolvido.

Em regime de sobrevivência política está também outro presidente, Volodymyr Zelensky, novamente a braços com um escândalo de corrupção, mais um, que pode colocar em causa o plano da Comissão Europeia – para muitos altamente inaceitável – de criação de um empréstimo para financiar o apoio externo com base nos ativos russos congelados no espaço do bloco.

Outro presidente, o angolano João Lourenço, liderou as comemorações dos 50 anos da independência do seu país.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.