O natal está a porta e com a sua aproximação os portugueses começam a realizar as suas compras natalícias. De acordo com um estudo realizado pela Wbloyalty, empresa do setor de receitas adicionais para o eCommerce, mais de metade dos portugueses, 84%, prevê gastar até 300 euros nestas compras.
Já 16% dos portugueses apontam gastar mais do que 300 euros nas suas compras de natal. Mas o que é que os portugueses vão comprar online? Segundo o estudo, 61% das encomendas serão em moda e acessórios, 54% em produtos de beleza e bem-estar, 40% em tecnologia e 35% em brinquedos e videojogos.
Em comparação com o ano passado, 78% dos portugueses refere que tenciona gastar mais nas suas compras.
Eduardo Esparza, VP general manager da Webloyalty Ibéria & LATAM, afirma que “o último trimestre do ano, que coincide com datas como a Black Friday, a Cyber Monday e as festividades natalícias, é um período de grande dinamismo para o consumo digital. A tendência geral da população lusa é, cada vez mais, utilizar o canal online para procurar ofertas e fazer as suas compras”.
“Isto faz com que o canal se consolide como uma opção preferencial, não só por evitar as habituais aglomerações nos estabelecimentos físicos durante estas datas, mas também pela facilidade que oferece para comparar preços, produtos e diferentes fornecedores”, refere.
O estudo mostra que esta época a favor dos retalhistas para que implementem estratégias que contribuam para melhorar a experiência do cliente. A estratégia de Retail Media pode ser uma ajuda para os retalhistas, uma vez que consegue oferecer recomendações, e otimiza o canal online durante a campanha de natal.
“Ainda que o espírito natalício predisponha ao consumo, as empresas enfrentam um desafio: um comprador sobrecarregado de opções e informação num ambiente digital muito concorrido. É por isso que o Retail Media se posiciona como uma ferramenta-chave”, salienta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com