[weglot_switcher]

Stephan de Moraes: “Aceitaremos até 12,5 milhões de euros de investidores SIFIDE no novo fundo”

O fundador da gestora de fundos que contribuiu para o crescimento de várias empresas líderes em tecnologia no sul da Europa, incluindo quatro unicórnios, diz que “não é preciso haver milhares de startups para surgir um unicórnio”.
30 Novembro 2025, 11h00

Stephan de Moraes tem se destacado no ecossistema de capital de risco e inovação em Portugal, sendo Co-Fundador e Managing General Partner da Indico Capital Partners e atual Presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco.

O luso-inglês, nascido em Londres e educado em Portugal e nos EUA, gere uma sociedade que tem cinco fundos de venture capital, tendo acabado de lançar um novo fundo, o VC Fund III, de 125 milhões de euros. Em conversa com o JE revela que a Indico já garantiu um compromisso inicial e significativo de 30 milhões do Fundo Europeu de Investimento, portanto tem ainda para captar junto de investidores os restantes 90 milhões de euros.

“Prevemos, num prazo de cerca de dois anos e meio, alcançar esse montante [125 milhões] com o apoio da nossa base atual de investidores, bem como de novas instituições públicas e privadas nos três países-alvo do fundo”. Avança com uma novidade: “Até ao fim do ano aceitaremos também investidores SIFIDE até um limite de 12,5 milhões de euros, sendo que é o último ano de captação de SIFIDE indireto”.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia aqui o conteúdo completo. Edição do Jornal Económico de 28 de novembro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.