O Presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, declarou hoje que será “extremamente difícil” fabricar submarinos com propulsão nuclear nos Estados Unidos.
“Do nosso ponto de vista, produzi-los lá é extremamente difícil, para ser realista”, afirmou o chefe de Estado, numa conferência de imprensa.
Seul e Washington finalizaram em novembro um acordo sobre a construção deste tipo de submarinos destinado à marinha sul-coreana, mas o local da construção não foi determinado.
Uma nota conjunta detalhou que os dois países se comprometeram a “continuar a colaboração no domínio da construção naval através de um grupo de trabalho” específico.
Em outubro, depois de ter dado o “sim” a um acordo de princípio para a fabricação de um submarino de propulsão nuclear destinado ao aliado sul-coreano, o Presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu na rede social X e na Truth Social, da qual é proprietário, que este seria construído em Filadélfia, nos Estados Unidos.
Hoje, o Presidente sul-coreano indicou que a questão “ainda necessita de discussões”.
Lee Jae-myung salientou que a posição de Seul sempre foi a de produzir os submarinos internamente.
“O que pedimos não foi ‘construam-nos para nós’ ou ‘deem-nos a tecnologia'”, afirmou.
“A nossa posição era simplesmente que os construiríamos com a nossa própria tecnologia, então basta autorizar o fornecimento de combustível”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com