Nunca se consumiu tanta eletricidade em Portugal como nos primeiros dias de janeiro de 2026. Os dias de frio que se vivem em Portugal continental levaram o país a bater novamente o recorde de consumo de eletricidade.
O recorde foi batido pelo terceiro dia consecutivo esta semana, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
Na terça-feira, 6 de janeiro, o máximo anterior datado de 2021 foi batido, com os portugueses a consumirem mais de 186 GWh.
Depois, na quarta-feira, 7 de janeiro, foi atingido novo máximo: mais de 188 GWh.
O mais recente teve lugar no dia 8 de janeiro, quinta-feira, com os portugueses a consumirem mais de 192 GWh de eletricidade.
Os dias de frio vividos em Portugal ajudam a explicar este fenómeno, com os recordes a serem atingidos à boleia do disparo do consumo ao início da noite quando a larga maioria dos mais de 10 milhões de habitantes regressam a casa e ligam os aquecimentos e os restantes equipamentos domésticos.
No dia 6 de janeiro, foi também atingido um novo recorde de ponta de consumo do Sistema Elétrico Nacional, que ultrapassou pela primeira vez os 10 GW (com valor provisório de 10.168 MW). O anterior recorde era 9.883 MW, registado em 12 janeiro de 2021, às 19h30.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou no dia 4 de janeiro ter colocado sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental devido ao tempo frio e à persistência de valores baixo da temperatura mínima.
Os distritos são: Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre entre as 00:00 de segunda-feira e as 09:00 de quarta-feira, bem como Évora, Beja e Faro entre as 00:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, segundo a “Agência Lusa”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com