[weglot_switcher]

Rubén Martínez é o novo Country Manager da Howden Portugal

A Howden, grupo internacional de mediação de seguros, anuncia que a partir de agora, Rubén Martínez, Diretor-Geral da Howden em Espanha, assumirá também a responsabilidade de Country Manager em Portugal. Substitui o português João Mendonça no cargo.
13 Janeiro 2026, 11h41

3A Howden, grupo internacional de mediação de seguros, anuncia que a partir de agora, Rubén Martínez, Diretor-Geral da Howden em Espanha, assumirá também a responsabilidade de Country Manager em Portugal. Substitui o português João Mendonça no cargo.

“Após liderar o crescimento da Howden em Portugal, João Mendonça, Diretor-Geral cessante, conclui esta etapa depois de cinco anos à frente da companhia. Durante este período, impulsionou a consolidação de uma estrutura sólida, com equipas altamente especializadas e uma carteira de clientes que valoriza o modelo de mediação próxima e consultoria que distingue a Howden”, refere o comunicado.

“Este passo reforça o nosso compromisso com Portugal, um mercado estratégico no qual queremos continuar a crescer com responsabilidade, proximidade e uma visão sustentável de longo prazo”, defende Salvador Marín, CEO da Howden Ibéria e Nordics.

Francisco Alvim que lidera a área de Fusões e Aquisições (M&A) da Howden em Portugal, assume a direção do CAP (Capital, Advisory and Placement) em Portugal.

O grupo multinacional Howden Group, responsável pelas operações de mediação e consultoria de seguros em Portugal e Espanha, fala de “um passo estratégico no seu compromisso com o mercado português”, e de um reforço do modelo de proximidade, especialização e crescimento sustentável.

“Nos últimos anos, a Howden reforçou de forma significativa a sua presença em Portugal, um mercado com amplas oportunidades de desenvolvimento. Neste processo, a cultura centrada nas pessoas, a proximidade ao cliente e o profundo conhecimento do contexto local foram fatores-chave para a sua consolidação.”, lê-se no comunicado.

A partir da sua nova função, Rubén Martínez irá liderar a estratégia de crescimento da Howden em Portugal “com um enfoque claro: reforçar a presença local, potenciar as capacidades técnicas e consolidar relações de confiança de longo prazo com empresas e corretores em todo o país”, garante a Howden.

“Portugal é um mercado com um enorme potencial. O nosso objetivo é continuar próximos dos clientes, compreendendo a sua realidade e oferecendo soluções que protejam as empresas e as pessoas num contexto cada vez mais complexo. O nosso modelo integra o melhor de um grupo global com o valor de equipas locais comprometidas e profundamente conhecedoras do território”, afirma Rubén Martínez, Country Manager da Howden Portugal.

“Esta nomeação enquadra-se na estratégia da Howden de continuar a construir organizações sólidas, com uma forte implantação local e alinhadas com a visão do grupo a nível internacional. Em Portugal, esta evolução organizativa reforça um modelo que combina autonomia operacional com alinhamento estratégico, tanto com a Ibéria como com o Grupo”, acrescenta a consultora.

Neste contexto, a Howden Portugal conta com um Comité de Direção que impulsionará o desenvolvimento do negócio corporativo no país, mantendo o foco na proximidade ao cliente, na especialização e no crescimento sustentável.

O novo Comité será composto por Daniela Fernandes, Vitor Ribeiro e Alexandre Bule, profissionais de reconhecido prestígio e experiência no setor. Américo Oliveira manterá o seu papel de Consultor Sénior, assessorando o novo Country Manager.

“Adicionalmente, Francisco Alvim assume a direção do CAP (Capital, Advisory and Placement) em Portugal, reforçando o papel estratégico desta área e a sua contribuição para o desenvolvimento do mercado português”, avança a Howden que diz que se trata do alargamento da sua responsabilidade após o seu trabalho de destaque como Diretor de M&A em Portugal, onde impulsionou de forma inovadora e disruptiva as práticas de M&A, Title e Tax.

“Esta estrutura permite à Howden continuar a acompanhar os seus clientes a partir do conhecimento local, apoiando-se em equipas altamente especializadas e na força de um grupo internacional, em linha com a sua cultura de colaboração, compromisso e visão de longo prazo” acrescenta.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.