[weglot_switcher]

ISEG reflete sobre o futuro da Educação com participação de Marcelo Rebelo de Sousa

O fórum, organizado pelo ISEG, em parceria com o Externato O Lar da Criança, realiza-se a 12 de fevereiro. O debate tem como tema principal “Entre o gesto e o algoritmo” e conta com o antigo presidente do Técnico, Arlindo Oliveira, especialista mundial em inteligência artificial.
5 Fevereiro 2026, 13h00

Subordinado ao tema Educar 2040: o que fica, o que muda, o que importa, o ISEG – Lisbon School of Economics & Management convida a sociedade a refletir sobre os grandes desafios da Educação num contexto de rápida transformação tecnológica e social e conta com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa.

O fórum, organizado em parceria com o Externato O Lar da Criança realiza-se dia 12 de fevereiro, pelas 17h30, no Auditório CGD, em Lisboa.

A abertura está a cargo de João Duque, presidente do ISEG, e Rita Ávila de Melo, diretora de O Lar da Criança, seguindo-se a intervenção do Presidente da República, cuja presença sublinha a centralidade da educação como pilar estrutural da democracia e do desenvolvimento.

“A educação do futuro não pode abdicar da sua essência humana. Entre algoritmos e robôs, estou convicta de que é fundamental preservar a escola como lugar de valores, de presença e de construção de identidade”, afirma Rita Ávila de Melo.

O ISEG quer ser espaço de pensamento crítico que une visões diversas em torno da educação do futuro, afirma João Duque. “Num tempo em que o conhecimento é ilimitado e a tecnologia redefine práticas educativas, é urgente debater o que permanece essencial no acto de ensinar e aprender”, justifica.

Segue-se o debate propriamente ditoEntre o gesto e o algoritmo”, que junta à mesma mesa Arlindo Oliveira, professor Emérito do IST e especialista em Inteligência Artificial, Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor clínico do PIN Lisboa, Maria Corrêa, psicóloga clínica, e Marta Pinto, investigadora e consultora em Inteligência Artificial, com moderação da jornalista Catarina Marques, da SIC.

Ao longo da sessão serão abordados tópicos, como os novos alicerces para formar as próximas gerações, o papel da emoção e do erro no processo de aprendizagem, o impacto da inteligência artificial na relação professor-aluno, bem como o equilíbrio entre o digital e o analógico e a escola enquanto espaço de cidadania.

O debate é gratuito mas sujeito a inscrição prévia.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.