Quando questionado sobre se tencionam fazer compras online nos próximos 12 meses, 34% dos portugueses responderam afirmativamente, o que corresponde a um crescimento de 6% face a 2018.
O inquérito conduzido pelo Observador Cetelem Ecommerce 2019 e divulgado esta quarta-feira, informa que 80% dos compradores online tenciona vir a gastar o mesmo que no último ano, valor que rondou os 606 euros. Apenas 14% admitiram ter intencões de gastar mais que no último ano e 7% prevêem reduzir gastos.
Os produtos preferidos de 35% dos portugueses para adquirir online são os relacionados com lazer e cultura, categoria que regista um ligeiro aumento relativamente ao ano passado (mais 3%).
Em segundo lugar encontramos os artigos de moda, mencionados por 33% dos portugueses, menos 8 pontos percentuais face a 2018.
As compras relacionadas com viagens e estadias foram mencionadas por 24% dos consumidores, com destaque para norte do país (31%) e entre os inquiridos com idades entre os 25 e os 34 (30%).
No que respeita às plataformas utilizadas, a maioria dos shoppers afirma comprar em sites de marcas/lojas (79%). Já cerca de 60% dos inquiridos indica fazer as suas aquisições em marketplaces.
Mas também as redes sociais aparecem como uma opção viável, pelo menos para os 13% dos portugueses que revelam utilizar sobretudo o Facebook para este efeito.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com