Donald Trump acaba de anunciar a imposição de taxas de 10% sobre os produtos chineses que entrem nos Estados Unidos e que ainda não estão sujeitos a este tipo de taxa, que é equivalente a 270 mil milhões de euros (300 mil milhões de dólares). O presidente norte-americano utilizou a sua conta na rede social Twitter para revelar esta medida.
…during the talks the U.S. will start, on September 1st, putting a small additional Tariff of 10% on the remaining 300 Billion Dollars of goods and products coming from China into our Country. This does not include the 250 Billion Dollars already Tariffed at 25%…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 1, 2019
Esta posição surge no dia seguinte às duas delegações terem conversado para tentarem chegar a um acordo comercial, tendo acordado voltarem a reunir-se precisamente em setembro, depois do diálogo “franco, eficaz e construtivo”, realizado na terça e quarta-feira, de acordo com a imprensa chinesa.
O representante do Comércio e o secretário do Tesouro dos EUA, Robert Lighthizer e Steven Mnuchin, respetivamente, reuniram-se com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, em Xangai, no primeiro frente-a-frente desde que os presidentes Donald Trump e Xi Jinping acordaram um segundo período de tréguas, no mês passado.
“Ambos os lados realizaram um diálogo franco, eficaz e construtivo sobre as principais questões de interesse económico e comercial comum”, informou a agência noticiosa oficial Xinhua.
Os representantes falaram “do aumento pela China da compra de produtos agrícolas dos EUA, com base nas necessidades nacionais”, e que os Estados Unidos devem “criar condições favoráveis” para essas aquisições, detalhou a agência.
Logo após a delegação norte-americana chegar a Xangai na terça-feira, Donald Trump escreveu no Twitter que o país asiático estava a faltar com o compromisso de comprar mais produtos agrícolas aos EUA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com