A PLMJ anunciou no início desta semana uma mudança de estratégia e confirmou a saída do sócio João Medeiros, que estava na sociedade de advogados há mais de duas décadas. A firma agradeceu o contributo do advogado que apoiou António Mexia no caso EDP e a Benfica SAD no processo e-toupeira“desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais”.
Apesar da saída de um dos mais célebres penalistas do país da equipa de Direito Penal da PLMJ para a Vieira de Almeida, o managing partner assegura que o escritório continuará “a ser uma referência na área de Penal”. No entanto, esclarece que pretende recentrar a oferta corporate – até porque o departamento que engloba Arbitragem e Contencioso é aquele que ocupa a maior fatia do volume de negócios – e fazer alterações em Direito Penal.
A reorganização da PLMJ começou em outubro de 2018, sendo caracterizado pelo reforço nos serviços prestados aos clientes empresariais, transformação nos procedimentos de gestão e reorganização da estrutura produtiva (concentração de equipas). Do processo de reestruturação fez ainda parte a mudança de sede para a Avenida Fontes Pereira de Melo, cujo edifício foi idealizado arquiteto Ricardo Bak, e a nova imagem, sob o lema Transformative Legal Experts, fruto do trabalho da agência criativa Blug.
Foi no âmbito deste processo que, em apenas seis meses, a PLMJ viu sair outros cinco sócios: Nuno Cunha Barnabé e Manuel Santos Vítor, que foram para a Abreu Advogados, João Magalhães Ramalho, que faz agora parte da Telles, Pedro Melo, que passou a integrar a Miranda & Associados, e Tomás Pessanha, que foi para a Garrigues e levou a sua equipa.
“A PLMJ permanece fiel à sua estratégia de ser uma sociedade independente, multidisciplinar e full service, sem prejuízo de um maior foco estratégico na prestação de serviços às empresas em todas as áreas de prática – incluindo a penal, a contraordenacional e de compliance –, assim como na seletividade reforçada dos serviços prestados e da sua base de clientes”, explica Luís Pais Antunes, em comunicado. “Com a renovação em curso e os próximos reforços das equipas, a PLMJ poderá servir ainda melhor os clientes. Estará mais bem preparada para continuar a ser uma das maiores sociedades de advogados nacionais”, assegura ainda o managing partner.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com