Com o Plano Especial de Revitalização (PER) em curso, os novos detentores da Malo Clinic, a Atena Equity Partners, garantem que está ultrapassada a fase de estabilização financeira da empresa e chegou o momento de crescer. Assumindo ter como filosofia investir e desenvolver empresas portuguesas, líderes nacionais ou Ibéricas, numa lógica de longo prazo, João Rodrigo Santos, partner da Atena Equity Partners e presidente do Conselho de Administração da malo Clinic, assegurou, esta terça-feira num encontro com jornalistas, em Lisboa, que este “não é um fundo de recuperação”.
Ao traçar a meta da solidez financeira e evidenciando a “forte capacidade financeira” do novo acionista, António Pereira, CEO da Malo Clinic, sublinhou a “ambição de alcançar um crescimento médio anual de 5% até 2025, atingindo um volume de negócios de 47 milhões de euros”, incluindo as várias empresas do grupo e a forte presença na Polónia. As estimativas apresentadas pelo responsável apontam para este ano, um volume de negócios na ordem de pouco mais de 34 milhões de euros.
Na estratégia definida para os próximos setes anos, a Atena revela ter reservados 15 milhões de euros do seu segundo fundo, o qual conta com um total de 75 milhões de euros, porém já estão em curso algumas medidas alavancadas por uma primeira injeção de quatro milhões de euros. Nomeadamente, o reforço da rede de clínicas em Portugal, com desenvolvimento da capacidade existente, através de novos gabinetes médicos mas também com a abertura de três novas clínicas. Em dois dos casos, as localizações estão ainda por determinar mas já está definida a abertura de uma nova clínica em Portimão, como resposta à significativa procura que as instalações no Alvor têm registado.
Outra das apostas é no sentido da expansão internacional. A Atena pretende potenciar o crescimento na Polónia, um mercado em que os resultados têm sido muito positivos, com aumento da capacidade de atendimento e criação de novos gabinetes médicos, bem como de incrementar novos modelos de parceiras internacionais. Nesta esfera, a meta passa ainda por trabalhar o segmento do Turismo de Saúde em Medicina dentária, visando construir assim uma possível liderança nacional.
Rumo à “Clínica 4.0”
Outro dos eixos prioritários da estratégia da Atena centra-se na digitalização e no reforço do investimento em I&D. Com o objetivo de reforçar a digitalização da atividade em todo o processo, a transformação pretendida levará ao desenvolvimento e implementação da ‘Clínica do futuro’ ou ‘Clínica 4.0’ em Lisboa, sendo que o objetivo é expandir este conceito às restantes clínicas do grupo. A digitalização abrangerá ainda a instalação do “laboratório do futuro”, também na capital portuguesa.
Em matéria de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, o investimento será direcionado para o aumento de estudos e novas patentes. A Malo Clinic tem atualmente 44 projetos de I&D em curso, envolvendo mais de 20 colaboradores. Um universo que também deverá crescer através do reforço de parcerias com fabricantes.
O futuro passa ainda pela área da educação e das pessoas. Nos últimos 10 anos, pela Malo Clinic Education, passaram mais de nove mil formandos, com mais de 45 nacionalidades, sendo que 95% dos formandos eram estrangeiros. A estratégia nesta caso aponta para a diversificação e aumento do número de cursos, prevendo ainda aumentar o número de formadores (atualmente a equipa é constituída por 40 formadores internos).
A pensar nos 500 colaboradores que constituem a equipa multidisciplinar do grupo, a nova estratégia contempla a valorização das carreiras e a implementação de um novo plano de incentivos, disponibilizando um plano de formação adequado ao desenvolvimento profissional de cada um.
Importa recordar que a Atena Equity Partners é uma sociedade portuguesa de private equity, gestora de fundos americanos e suíços, com decisão 100% nacional. Os fundos que gere são participados por instituições internacionais, nomeadamente, universidades, fundações e institutos, tendo algumas contribuído para vários prémios Nobel. Atualmente, as seis empresas em que investe somam 250 milhões de euros de vendas, resultados superiores a 40 milhões de euros e cerca de dois mil colaboradores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com