Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs enfrentam-se no próximo domingo, dia 7 de janeiro, na final da NFL (futebol americano), num jogo que ficará marcado pela pandemia de Covid-19 que define um dos maiores eventos desportivos do ano. Ainda assim, o Super Bowl, receberá 22 mil espectadores – um número muito inferior 66 mil lugares que costumam ser preenchidos todos os anos, segundo o portal “Palco 23”.
Do total de espectadores, 25% serão profissionais de saúde, em reconhecimento ao seu trabalho. Os adeptos vão receber um kit de segurança com máscara e gel desinfetante, e terão acesso ao local através de ingressos digitais.
O preço de revenda de bilhetes que, tendencialmente, costuma disparar devido à alta procura, caiu nos últimos dias. Os ingressos mais baratos custavam 11 mil dólares (9.164 euros) há uma semana, mas agora podem ser adquiridos por 6.500 dólares (5.415 euros).
Desta vez, Tampa não beneficiará tanto com o impacto milionário de hospedar o jogo. O Super Bowl anterior à pandemia, em Miami, gerou cerca de 572 milhões de dólares (476 milhões de euros) na região, valor que este ano cairá pelo menos para metade em função das limitações e do menor número de pessoas que viajarão para assistir à final.
A final da NFL é, anualmente, uma das transmissões mais assistidas nos Estados Unidos, ultrapassando 100 milhões de espectadores, com uma audiência global que se aproxima de 180 milhões de pessoas. Números que tornam os anúncios veiculados pelas redes de televisão durante o encontro um bem precioso, o preço de cada anúncio pode custar 5,6 milhões de dólares (4,6 milhões de euros) por 30 segundos, segundo a Ad Age.
Além disso, o Super Bowl inclui um concerto durante o intervalo da partida que desperta grande interesse e atrai público. Nesta ocasião, o musico convidado é The Weeknd, uma performance na qual o cantor investiu do próprio bolso sete milhões de dólares (5,8 milhões de euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com