[weglot_switcher]

Alojamento Local em Lisboa poderá arrecadar mais de 10 milhões de euros durante a Web Summit

Sobre as receitas médias do Alojamento Local em Lisboa, na semana da Web Summit, as previsões apontam para um aumento de cerca de 11% face a igual período de 2018.
Cristina Bernardo
31 Outubro 2019, 15h01

As receitas com o Alojamento Local (AL) em Lisboa durante a Web Summit poderão atingir os 10,1 milhões de euros, mais 57% (3,6 milhões de euros) do que a uma semana média esperada para novembro deste ano, segundo a análise da GuestReady, especialista na gestão de propriedades para arrendamento de curta-duração, com carteira de anfitriões da Airbnb no Reino Unido, França, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Hong Kong.

Os dados constam do índice elaborado sobre o impacto que a Web Summit possui nas receitas de AL em Lisboa, tendo como base os valores de receita obtidos para o período do Web Summit 2018, o universo de unidades de AL ativos disponíveis para aluguer em Lisboa e os valores praticados este ano.

Em análise aos resultados obtidos, Vanessa Vizinha, diretora-geral da GuestReady para o mercado português, afirma que a realização da Web Summit “é uma excelente oportunidade para mostrar a importância que o Alojamento Local pode ter para uma cidade, já que permite lidar com picos de visitantes sem criar grandes desequilíbrios de mercado na oferta de locais para pernoitar”. Em seu entender, é também “mais uma forma de os proprietários rentabilizarem os seus alojamentos, uma vez que permite distribuir de forma mais equilibrada a procura de alojamento para outras zonas da cidade, criando um aumento das receitas a mais proprietários”.

De entre as principais conclusões, destaca-se o facto de algumas zonas de Lisboa registarem subidas potencialmente significativas nos preços durante o período de 1 a 7 de novembro. No topo da subida dos preços diários encontram-se os AL na zona do Parque das Nações, perto do local da Web Summit, que sobem em média 46,1% face aos valores de uma semana média em novembro.

Também as zonas do Bairro Alto (14,5%), Mouraria (12,7%) e Campo de Ourique (13,2%) integram a lista com o maior aumento potencial nos preços médios por dia em unidades de Alojamento Local. Dentro dessas zonas, o Índice da GuestReady destaca as áreas do Socorro e de Santo Condestável como as que registam a maior subida dos preços médios diários para a semana da Web Summit, respectivamente 18,7% (82 euros) e 17% (72 euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.