O universo das startups portuguesas e espanholas passa a contar a partir deste terça-feira com o apoio de um novo fundo de investimento, criado pelo Fundo Europeu de Investimento e a Instituição Financeira de Investimento e assinado com o parceiro privado, a Faber Capital.
Assinado no âmbito de mais uma edição da Web Summit, a decorrer até ao próximo dia 7, em Lisboa, o protocolo visa constituir um novo fundo de investimento no valor de 30 milhões de euros, dirigido a empresas que apostem em modelos de negócios assentes em dados digitais e desenvolvam soluções em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data.
Reforçando o peso que o capital de risco representa no apoio e desenvolvimento das pequenas empresas, Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, detalhou que esta é a quarta vaga de financiamento ao abrigo do Portugal Tech, a decorrer desde 2018, o qual tem como principal objetivo reunir fundos públicos e privados para financiar tecnológicas. Este programa disponibiliza 200 milhões de euros de capital de risco, sendo que 75 milhões de euros partiram de fundos privados como a Armilar Ventures, Vallis Partners, entre outros, e aos quais se junta agora o Faber Capital.
Para Carlos Moedas, o ainda Comissário Europeu da Ciência e Inovação, que fecha o seu exercício deixando uma proposta de 100 mil milhões de euros, importa sublinhar o crescimento assinalável do número de empresas neste ecossistema que já gerou 25 mil empregos, frisando ainda que “a ciência e a inovação são hoje os únicos motores de criação de emprego”.
Em jeito de balanço, o comissário mostra-se otimista quanto ao futuro da inovação na Europa e em Portugal, na certeza de que os portugueses, detentores de capacidades diferenciadoras, terão uma palavra a dizer.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com