[weglot_switcher]

GfK reforça aposta no digital com compra da Netquest

A GfK anunciou a aquisição da Netquest, empresa especializada em painéis de medição digital que tem uma forte presença em Portugal, Espanha e América Latina, num total de 21 países.
9 Fevereiro 2016, 15h12

A GfK explica que na aquisição está também a subsidiária da Netquest, Wakoopa, fornecedor de sistemas de medição de soluções tecnológicas multi-dispositivos.

O negócio permite à GfK criar “novos painéis digitais de alta qualidade, e expandir os existentes em todo o mundo”, bem como “desenvolver rapidamente a sua solução de Crossmedia Link na América Latina, e lançar a Netquest e a Wakoopa à escala global”.

O valor da aquisição da Netquest, que tem presença em Portugal, não foi divulgado. 

Em Portugal, como nos restantes países, estas aquisições não terão impacto no negócio da GfK, uma vez que “a Netquest (e a Wakoopa) vai manter-se como empresa separada, com a sua marca e o seu modelo de negócio, tal como era até aqui. Não terá impacto organizacional, corporativo e de Recursos Humanos. Trata-se de uma aquisição ao nível de sinergias do negócio digital, não de incorporação”, explica Francisca Azevedo, innovation & Business director da GfK em Portugal, ao OJE.

Para já, as empresas “vão manter as suas estruturas”, não estando prevista “a contratação de recursos humanos”, adiantou a mesma responsável.

Entre as ferramentas da Netquest, encontra-se a ferramenta líder de inquéritos online na América Latina e a oferta de alta qualidade dos painéis online (certificado ISO). Através de sua subsidiária, Wakoopa, a empresa também oferece um software de monitorização, serviços de tecnologia e suporte para multi-dispositivos de recolha de dados comportamentais – todos disponíveis globalmente.

As empresas adquiridas serão alocadas no setor de Consumer Experiences da GfK, e os planos da empresa passam por expandir as atividades atuais do Netquest e Wakoopa à escala global. Da mesma forma que, a tecnologia da empresa e os skills da sua equipa visam reforçar o portfólio digital da GfK. Por exemplo, um dos principais benefícios da aquisição é a oportunidade imediata para expandir a solução GfK Crossmedia Link para os mercados atualmente servidos pela Netquest.

Mafalda Simões Monteiro/OJE

Notícias atualizada às 18h13m com declarações da GfK Portugal

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.