[weglot_switcher]

Fragmento da Lua vai a leilão

Não é fácil encontrar uma pedra lunar. Mas pode comprar uma por oito mil euros em leilão.
16 Setembro 2016, 14h55

A casa europeia de leilões online Catawiki leva à praça um fragmento lunar com cerca de 1,425 quilogramas. O meteorito caiu no deserto da Líbia, no planalto de Dar al Gani, a 10 de Março de 1998, e estudos posteriores revelaram que a sua composição é em tudo semelhante aos fragmentos lunares trazidos pelas missões Apollo. Pelo que se trata, efetivamente, de um fragmento da lua.

Existem poucas pedras lunares na terra, e muitas foram “perdidas” pela NASA, que tem naturalmente a maior coleção. Um relatório interno estima que tenham desaparecido cerca de 500 pedra,s e a agência espacial norte americana tem tentado recuperar muitas delas, encontrando várias falsificações pelo caminho.

Em 2011, por exemplo, uma mulher foi presa por tentar vender uma pedra lunar, que se descobriu ter sido roubada da NASA. Antes, dois irmãos tentaram o mesmo com uma pedra que teria sido oferecida ao avô de ambos pelo astronauta (e senador norte americano) Scott Glenn. Um esquema que se revelou fraudulento e a origem da pedra bem terrestre. Anos depois, a NASA prendeu, ainda, um alto oficial das forças armadas hondurenhas por tentar vender uma pedra oferecida ao país pela agência como um gesto de boa vontade.

O comprador desta pedra em leilão não correrá qualquer risco. A DAG400 (nome oficial) foi previamente autenticada e faz, aliás, parte de um lote mais extenso de meteoritos que inclui, ainda, um fragmento de Marte (à venda por 750 euros). No total são 80 lotes e 192 meteoritos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.