As exportações chinesas recuaram pelo sétimo mês em outubro. Face ao mesmo período de 2015, a queda foi de 7,3%. No entanto, houve uma melhoria em relação à queda de 10% que se tinha verificado em setembro, informou a Reuters nesta terça-feira, citando dados oficiais.
Enquanto isso, as importações caíram 1,4% em relação ao período homólogo, depois da queda de 1,9% no mês anterior.
A Reuters previa uma queda de 6% para as exportações e uma diminuição de 1% nas importações.
No total, as exportações chinesas somaram 178,2 mil milhões de dólares (161,3 mil milhões de euros) e as importações 129,1 mil milhões (116,9 mil milhões de euros).
No conjunto, o `superavit` da balança comercial chinesa caiu 49,1 mil milhões de dólares (44,4 mil milhões de euros) num mês.
Apesar dos dados ficarem abaixo das expetativas, os analistas apontam que a procura externa não terá “caído significativamente”, associando a queda à transição para um novo modelo económico.
Pequim quer tornar o consumo interno no principal motor de crescimento, em detrimento das exportações.
“A contribuição do comércio externo para a economia chinesa está em queda, com a economia a depender cada vez mais da procura interna”, disse à agência Bloomberg Zhu Qibing, analista em Pequim do Bank of China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com